Para repensar a escola

Use o WhatsApp, mas vá além

Quando articulado com outros recursos, o uso do aplicativo é muito mais proveitoso

Para especialistas e gestores, o app funciona melhor na escola quando é um meio, e não um fim. Crédito: Fábio Setti

Se o WhatsApp por si só dinamiza a comunicação e a troca de informações e conteúdos entre alunos e professores, imagine com outras ferramentas digitais atreladas ao aplicativo?

Na EE Santa Olímpia, em São Bernardo do Campo (SP), é assim. O professor de Geografia Joeder Farias dos Santos conta que há anos utiliza o WhatsApp pedagogicamente, mas não de forma isolada. “É um instrumento rápido, dinâmico, me mostra que os alunos receberam o que eu enviei, mas vejo o WhatsApp como recurso meio. Ou seja, é um instrumento que me proporciona trabalhar com outros mecanismos e ferramentas, como Quiz, Podcast, Google Formulário, PowerPoint e Padlet”, explica.

O coordenador pedagógico da escola, Anderson Santoro, acredita que é importante entrelaçar as ferramentas para tirar maior proveito do que a tecnologia oferece hoje. Para ele, o WhatsApp é importante, mas, acima de tudo, é uma ferramenta de comunicação. “Temos um projeto de podcast na escola e os áudios são gravados por aplicativo, mas precisávamos de um canal de divulgação, então treinei os professores para criar sites por meio das ferramentas do Google, que são gratuitas”, afirma o educador, que acredita que o uso isolado de um só recurso logo se torna obsoleto.

Autor do livro Aprendizagem Histórica na Palma da Mão: Os Grupos do Whatsapp Como Extensão da Sala de Aula, o professor Cristiano Gomes Lopes garante que, para melhorar a dinâmica de aprendizagem, o aplicativo pode ser utilizado conjuntamente com outras redes sociais ou mídias sociais, tais como o YouTube, Facebook e principalmente com o Google e suas ferramentas. “O fator de interação e compartilhamento potencializa o aplicativo, dado ao fato de convergência e uso de vários formatos diferentes de arquivos de texto e audiovisuais que podem ser compartilhados pelo WhatsApp”, afirma Lopes, mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Mais sobre esse tema

Caixa abrindo

Ideias para se inspirar,
conteúdo para ensinar

  • Expriıências reais de sala de aula;
  • Conteúdos alinhados à BNCC;
  • Metodologias ativas;
  • Textos, vídeos, materiais pedagógicos e moldes;
  • Ideias e relatos de professores como você!
assine por R$19,90