Apoio:
Confira como foi o Webinar “Metodologias Ativas: trabalhando com projetos durante a quarentena”
Saiba como propor investigações, definir prazos e a criar um produto final no ensino remoto
Alguns elementos da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) podem ser muito bem utilizados no ensino remoto. Inspire-se nessa metodologia para propor investigações, definir prazos e criar um produto final durante as aulas à distância. No curso “Metodologias Ativas: trabalhando com projetos durante a quarentena”, promovido por NOVA ESCOLA e Google.org, as professoras Danielle da Silva Ferreira e Lilian Regina Ianishi explicam como usar a metodologia.
Confira aqui os principais pontos discutidos:
O que é Aprendizagem Baseada em Projetos
A ABP busca o engajamento do estudante para que ele pense e discuta, de modo interdisciplinar, problemas baseados em questões cotidianas. Nesse sentido, a ideia é que o professor atue como tutor para ajudar os alunos a construírem um produto em relação ao que está sendo estudado.
Aprendizagem Baseada em Projetos: o que é e como utilizá-la nas aulas a distância - saiba como esse trabalho colaborativo pode continuar acontecendo durante o isolamento social.
Clareza no processo de ensino
O professor precisa saber onde quer chegar e apresentar a proposta para os alunos de forma objetiva. Trabalhe os conteúdos de modo a aproximar os estudos da realidade de seus alunos. Os 3 elementos do trabalho com projeto são: questão motivadora, investigação e produto final.
Baixe um modelo de planejamento de Aprendizagem Baseada em Projetos
Como ensinar
O modo como as aulas serão aplicadas pode variar conforme a realidade e acesso da turma a diferentes tipos de materiais. Conforme for possível, utilize vídeos, discussões ao vivo em plataformas de conversa online, livros didáticos e redes sociais.
Guia de recursos digitais para desenvolver propostas de ABP
Como avaliar
Realize uma avaliação paulatina, formativa, do percurso, que observa a trajetória do estudante durante a execução das iniciativas. O produto não é o final da aprendizagem, é a materialização, mas serve pro estudante ter clareza.
5 dicas para mediar o trabalho colaborativo a distância
ABP na prática
Na EMEF Desembargador Amorim Lima, em São Paulo, os alunos recebem roteiros de pesquisa no início do ano e escolhem o percurso que querem fazer. Um professor-tutor conhece o percurso individual e os ajuda a desenvolver roteiros de pesquisa, projetos de leitura, rodas de conversa remota e diálogo com famílias. Há trabalhos em grupo e individuais.
Um exemplo de Aprendizagem Baseada em Projetos
Clique aqui e faço o download dos slides de apresentação do curso “Metodologias Ativas: trabalhando com projetos durante a quarentena”.
Mais sobre esse tema