Apoio:

Para você acompanhar

Confira como foi o Webinar “Metodologias Ativas: trabalhando com projetos durante a quarentena”

Saiba como propor investigações, definir prazos e a criar um produto final no ensino remoto

Adote as Metodologias Ativas para promover a autonomia dos alunos e produzir um conhecimento significativo com a participação ativa dos estudante. Ilustração: Estúdio Kiwi
Adote as Metodologias Ativas para promover a autonomia dos alunos e produzir um conhecimento significativo com a participação ativa dos estudante. Ilustração: Estúdio Kiwi

Alguns elementos da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) podem ser muito bem utilizados no ensino remoto. Inspire-se nessa metodologia para propor investigações, definir prazos e criar  um produto final durante as aulas à distância. No curso “Metodologias Ativas: trabalhando com projetos durante a quarentena”, promovido por NOVA ESCOLA e Google.org, as professoras Danielle da Silva Ferreira e Lilian Regina  Ianishi explicam como usar a metodologia.

Confira aqui os principais pontos discutidos:

O que é Aprendizagem Baseada em Projetos

A ABP busca o engajamento do estudante para que ele pense e discuta, de modo interdisciplinar, problemas baseados em questões cotidianas. Nesse sentido, a ideia é que o professor atue como tutor para ajudar os alunos a construírem um produto em relação ao que está sendo estudado. 

Aprendizagem Baseada em Projetos: o que é e como utilizá-la nas aulas a distância - saiba como  esse trabalho colaborativo pode continuar acontecendo durante o isolamento social. 


Clareza no processo de ensino

O professor precisa saber onde quer chegar e apresentar a proposta para os alunos de forma objetiva. Trabalhe os conteúdos de modo a aproximar os estudos da realidade de seus alunos. Os 3 elementos do trabalho com projeto são: questão motivadora, investigação e produto final. 

Baixe um modelo de planejamento de Aprendizagem Baseada em Projetos


Como ensinar

O modo como as aulas serão aplicadas pode variar conforme a realidade e acesso da turma a diferentes tipos de materiais. Conforme for possível, utilize vídeos, discussões ao vivo em plataformas de conversa online, livros didáticos e redes sociais. 

Guia de recursos digitais para desenvolver propostas de ABP


Como avaliar

Realize uma avaliação paulatina, formativa, do percurso, que observa a trajetória do estudante durante a execução das iniciativas. O produto não é o final da aprendizagem, é a materialização, mas serve pro estudante ter clareza. 

5 dicas para mediar o trabalho colaborativo a distância 

ABP na prática

Na EMEF Desembargador Amorim Lima, em São Paulo, os alunos recebem roteiros de pesquisa no início do ano e escolhem o percurso que querem fazer. Um professor-tutor conhece o percurso individual e os ajuda a desenvolver roteiros de pesquisa, projetos de leitura, rodas de conversa remota e diálogo com famílias. Há trabalhos em grupo e individuais.

Um exemplo de Aprendizagem Baseada em Projetos

Clique aqui e faço o download dos slides de apresentação do curso “Metodologias Ativas: trabalhando com projetos durante a quarentena”.

Mais sobre esse tema