Para replanejar

Baixe: tabela com atividades de Ciências e habilidades prioritárias da BNCC

Confira uma planilha de priorização sugerida por especialistas para reformular as aulas do 6º ao 9º ano

Aprendizagens essenciais para o Fundamental 2 em Ciências estão reunidas na tabela. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Há mais de três meses as escolas estão fechadas por conta da pandemia. Nesse período, os professores entenderam que o que havia sido planejado para 2020 deverá passar por um pente-fino. Em outras palavras, uma priorização. Para te ajudar a fazer isso, preparamos uma tabela com habilidades prioritárias da BNCC e atividades de Ciências para turmas do 6º ao 9º ano. A organização do material original foi feita pela especialista da área de Ciências do Time de Autores de NOVA ESCOLA, Lilian Bacich.

Ao montar a tabela, Lilian levou em consideração como premissas: seleção de habilidades contextualizadas, que tragam desafios da vida cotidiana e que enfoquem na investigação e no letramento científico; habilidades que são pré-requisitos, ou seja, sem elas comprometemos a progressão das aprendizagens e habilidades que permitam o desenvolvimento do pensamento científico, que envolvem propor, analisar, argumentar, e outros processos cognitivos mais complexos que são muito importantes. 

“É importante que as aprendizagens essenciais de cada ano, como indicado na tabela, envolvam os três eixos temáticos (Matéria e Energia, Terra e Universo, Vida e Evolução), considerando que são eixos que podem se cruzar durante o trabalho, mas que têm aprendizagens essenciais independentes”, ressalta a especialista. 

Assim, ainda segundo Lilian, aprendizagens essenciais dos três eixos precisam ser trabalhadas, pois aprofundam o que foi trabalhado nos Anos Iniciais do Fundamental e são pré-requisitos para o Ensino Médio. “Não podemos priorizar um eixo em detrimento do outro, mas contrabalançar o trabalho nos três eixos”, reforça. 

Clique no botão abaixo para baixar a tabela e confira mais detalhes a seguir:

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Como esse material pode ser usado pelos professores?

O material é útil para os professores em três aspectos. Em primeiro lugar, ajuda a estabelecer uma relação entre os materiais didáticos e as aprendizagens essenciais, indicando  aquelas que devem ser privilegiadas e onde elas se encontram em seu material didático. Dessa forma, o material compõe com aquilo que a escola já usa e não se torna um material a mais, mas, sim, algo que se conecta com o trabalho do professor.

Além disso, ele oferece trilhas que os estudantes podem utilizar no ensino remoto, uma vez que os Planos de Aula de NOVA ESCOLA indicados estão adaptados para este momento. Por fim, pode contribuir para dar uma perspectiva para as famílias dos motivos das escolhas, facilitando a comunicação entre escola e comunidade escolar.

PONTO DE ATENÇÃO: A seleção apresentada na tabela é apenas uma das muitas possibilidades de priorização. Para decidir o que trabalhar com a sua turma, é importante levar em conta quais habilidades já foram desenvolvidas este ano, o contexto em que a sua escola se insere e, no caso das redes públicas, as diretrizes determinadas pela secretaria da Educação. Se você desejar, é possível solicitar o envio do escopo-sequência de NOVA ESCOLA na íntegra e fazer a sua própria seleção. É só clicar aqui. 

Confira, a seguir, conteúdos priorizados pela especialista Cíntia Diógenes, consultora deste material, em cada ano do Ensino Fundamental 2: 

6º ano – Célula como unidade da vida

Compreender o conceito de célula e a ideia de que ela é a unidade básica dos seres vivos, permite entender a complexidade dos organismos e o processo evolutivo que desencadeou na atual diversidade presente na Terra.

Sugestão de atividade: Célula, a unidade básica do corpo dos seres vivos

7º ano – Programas e indicadores de saúde pública

Identificar e utilizar os indicadores de saúde para compreender as condições de saúde em nível local, regional ou nacional é fundamental para a identificação das ações e reconhecer quais são propostas ou realizadas no âmbito de política pública (saneamento básico, educação, vacinação, alimentação, etc.). As habilidades relacionadas ao objeto de conhecimento solicitam que o aluno reconheça as alterações provocadas nesses indicadores pelas ações comunitárias e governamentais, demandando que ele analise, interprete e compare dados de uma série histórica.

Sugestão de atividade: Políticas públicas na saúde brasileira

8º ano – Sexualidade

O conteúdo é importante por favorecer o autocuidado e a compreensão de aspectos relacionados à puberdade e à vulnerabilidade juvenil, requerendo identificar, compreender e diferenciar os métodos contraceptivos, e classificá-los de acordo com sua adequação à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez. Envolve também compreender o ciclo menstrual e o amadurecimento sexual dos seres humanos e desenvolver atitudes preventivas contra a ISTs, com responsabilidade sobre sua saúde sexual.

Sugestão de atividade: Comportamentos vulneráveis e transmissão de DST/Aids

 9º ano – Ideias evolucionistas

Identificar, nas ideias de Charles Darwin, princípios como a variabilidade da seleção natural e a adaptação, e, nas de Lamarck, princípios como a lei de uso e desuso e a progressão evolutiva, reconhecendo aspectos convergentes e divergentes entre essas ideias é de alta prioridade para a compreensão da evolução como uma explicação científica para a formação das espécies.

Sugestão de atividade: Conhecimentos sobre teorias evolutivas

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