Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: grave uma videobiografia em Inglês

Explore os conhecimentos da turma sobre o gênero e convide-a ara produzir a sua própria narrativa

Atividade incentiva os estudantes do 7º ano a soltar a criatividade em outro idioma. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Neste momento de isolamento, o foco nas aulas de Inglês pode se deslocar para atividades que usem a criatividade dos alunos do Fundamenta 2 e ferramentas tecnológicas. Por isso, a confecção de uma breve videobiografia pode ajudar diversas habilidades ao mesmo tempo e também incentivar os estudantes a criar materiais multimodais. Confira a Sugestão de Atividade a seguir, adaptada deste Plano de Aula NOVA ESCOLA e dirigida para turmas do 7º ano:

ATIVIDADE: VIDEOBIOGRAFIA EM INGLÊS

Uma proposta para trabalhar com oralidade em Língua Estrangeira

Indicado para: 7º ano

Materiais: São essenciais para o encontro síncrono ferramentas como Zoom ou Hangouts e, para envio de mensagens e documentos, recursos como e-mail, WhatsApp ou Google Classroom, além do acesso ao YouTube. Também é utilizada a plataforma de aprendizagem baseada em jogos Kahoot, que possibilita a criação de testes de múltipla escolha. Optativos: Para compartilhar as produções, usar algum espaço para publicação de imagens ou textos: Instagram, site, blog da escola ou classe.

Na BNCC: EF07LI05 e EF07LI18

PASSO A PASSO

1. Apresentação do vídeo: Apresente o slide com o objetivo da aula e siga as orientações propostas até “apresente o vídeo”. Você as encontra aqui.

2. Elabore as perguntas: Prepare com antecedência no Kahoot um teste de múltipla escolha com as quatro primeiras perguntas sugeridas nas orientações e outras elaboradas por você (máximo de 10 questões). As questões sugeridas são:

- What’s the main purpose of this website?
Espera-se que, ao lerem a palavra biography, os alunos respondam que o propósito é fornecer biografias de pessoas famosas: "The main purpose of this website is to provide biographies of famous people"

- What kind of information does a biography offer us?
Neste momento, ativamos o conhecimento de mundo dos alunos sobre o gênero biografia. Eles provavelmente responderão, sem dificuldades, que uma biografia nos fornece informações sobre a vida de uma pessoa: "A biography offers us information about the life of a certain person"

- Usually, biographies are produced in written language and delivered in paper. Are the ones displayed on the printscreen produced and delivered in this traditional way? Justify your answer.
Espera-se que os alunos notem que as biografias apresentadas no printscreen são entregues em vídeo através das mídias digitais e produzidas através da linguagem oral:"No, they aren’t. They are produced in oral language and delivered in video through digital media"

- Do you prefer written biographies or video biographies?
Espera-se uma resposta pessoal dos estudantes.

3. Estimule os alunos a jogarem: Use o questionário do Kahoot para jogar com os alunos após apresentar o vídeo para avaliar o que conseguiram compreender. Em seguida, continue a discutir sobre os três últimos tópicos propostos nas orientações.

4. Conduza a produção dos vídeos: Explique que eles vão produzir um mini-vídeo. Oriente-os a se organizarem em pares ou grupos para trabalharem remotamente, utilizando o WhatsApp. Informe que você enviará as orientações também via Whatsapp. É possível enviar os arquivos (apenas os dois primeiros slides do output) ou gravar um vídeo repassando as orientações. Caso necessário, marque encontros virtuais com os grupos para tirar dúvidas (via videochamada no WhatsApp, por exemplo). Determine uma data de entrega dos vídeos e a forma de coletá-los (via WhatsApp, Google Form, e-mail, compartilhamento no Google Drive), bem como a data para a exibição das produções.

5. Avalie o resultado: Para o momento de feedback, marque outro encontro síncrono. Você pode começar ouvindo os alunos sobre os desafios encontrados na produção dos minivídeos. Em seguida, faça a exibição das produções.

6. Faça um fechamento do encontro: Finalize escrevendo os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se possível, faça comentários sobre cada tópico.

- What have you learned today?

- Discover details about the genre video biography

- Produce a mini video biography in pairs or groups

- Select information about a famous person in order to include it in your mini video biography

- Narrate someone else's life story orally

- Talk about past events

Esta sugestão de atividade foi adaptada do plano de aula Videobiografia, criado por Mariana Guedes Bartolo, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA, do Rio de Janeiro (RJ). Para conferir o plano original, clique aqui.