Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: use o Twitter para se expressar em Inglês sobre o futuro

Convide os alunos do 8º ano para resumir o que acham que pode acontecer nos próximos anos

Atividade sugere transportar a escrita em Inglês dos seus alunos para o Twitter. Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Em um momento de tantas incertezas, que tal convidar seus alunos a preverem como será o nosso futuro? É exatamente isso que esta Sugestão de Atividade dirigida para as turmas do 8º ano propõe. Usando a estrutura de texto da plataforma Twitter, os estudantes farão o exercício de resumir em poucas palavras (em Língua Inglesa) o que acham que pode acontecer nos próximos anos. Confira o passo a passo a seguir, adaptado para o contexto de aulas remotas.

ATIVIDADE: APRENDENDO INGLÊS COM O TWITTER

Proposta de produção de texto em Língua Estrangeira

Indicado para: 8º ano

Materiais: São necessárias ferramentas para videochamadas, como o Zoom ou o Google Hangouts/Meets, e para o  envio de mensagens e documentos, como o e-mail, WhatsApp ou Google Drive. Para a edição colaborativa de textos, é indicado o Google Docs. Redes sociais ou páginas da escola ou da turma são opcionais.

Na BNCC: EF08LI11

1. Compartilhe o tweet: Salve ou capture com o celular ou o computador a imagem abaixo de uma postagem feita na rede social Twitter. Você também pode procurar outra ilustração com a mesma proposta. Poste a imagem junto às perguntas abaixo no fórum virtual de sua turma escolhido para a aula (no Moodle, no Google Classroom ou no WhatsApp, por exemplo):

Slide Plano Aula

- Where was this message posted?

- What do you call this type of text?

- What is the tweet about?

- How does Carlos feel? Why?

- What does he think about the future?

2. Organize a turma: Separe os alunos em duplas ou trios e solicite que debatam, via Google Meet ou WhatsApp, a questão a seguir: "Think about things we have today that we didn’t have in the past. They can be apps, objects, places… anything! In groups, decide which of these things you wouldn’t be able to live without". Poste essa orientação no fórum da turma e fixe um prazo para que os grupos comentem o resultado das discussões. No encontro síncrono, exiba os comentários sobre as perguntas e deixe que se expressem livremente, ajudando, se necessário, com vocabulário.

3. Escrevendo o tweet: Ainda no encontro síncrono, proceda à introdução do texto sugerido para a atividade, exibindo ou compartilhando a imagem do slide. Solicite que as respostas e hipóteses sejam compartilhadas com toda a turma. Compartilhe previamente a ficha de atividades, que você pode baixar clicando aqui

Em seguida, explique a primeira atividade proposta, dando minutos para completarem. Peça aos alunos que compartilhem as respostas. Por fim, oriente a leitura do texto antes do próximo encontro síncrono. Envie ou compartilhe-o, e solicite que verifiquem quais previsões, de fato, apareceram na matéria. No próximo encontro síncrono, corrija a atividade. No mesmo encontro, exiba o slide do output abaixo e siga as orientações da atividade 2 da ficha.

Realize as perguntas de ativação de conhecimento prévio com a turma. Você pode fazer os questionamentos: What will be the same? What will have changed? Cronometre dois minutos para o registro de três palavras-chave para cada resposta e depois solicite que compartilhem suas ideias.

4. Vá para o Google Docs: Explique a atividade de produção e crie um arquivo no Google Docs para os alunos trabalharem. Assim, você pode acompanhar o trabalho, comentar e fazer sugestões, bem como marcar horário de orientação síncrona da produção dos alunos, se necessário.

A discussão envolve produzir um tweet com a hashtag #ILovetheFuture e imaginar como será o mundo em 2090 ("You’ve seen 13 predictions about the future that were not right. Now it’s your turn to make new predictions. Imagine it’s 2090. What do you think the world will be like? What will be the same? What will have changed?") Estabeleça um prazo para a finalização (por exemplo, três dias). Divida a turma em duplas e peça para que leiam o tweet do colega e comentem no arquivo. O comentário deve ser baseado nas perguntas: Is this tweet ready? Is it about the future? Does it respect the character limit?

Peça para que os estudantes leiam os comentários dos colegas e façam os ajustes necessários. Você pode publicar na página da rede social da turma ou da escola e convidar a comunidade escolar a comentar sobre as previsões.

5. Discuta o que os alunos aprenderam: No próximo encontro síncrono, realize as atividades de feedback conforme as orientações, partindo dos comentários dos alunos sobre o que aprenderam. Pergunte o que os alunos aprenderam e espere que saibam estruturar um tweet e o objetivo desse tipo de texto.

Esta sugestão de atividade foi adaptada do plano de aula Tweet sobre o futuro, criado por Isabela Silveira Sued, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA, do Rio de Janeiro (RJ). Para conferir o plano original, clique aqui.