Para replanejar

Baixe: tabela com atividades de Inglês e habilidades prioritárias da BNCC

Uma planilha para servir de ponto de partida no replanejamento de 2020

Escolha o que é essencial para as aulas de Inglês do Fundamental 2 com a ajuda da tabela. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

O momento é de replanejar o que havia sido programado para 2020. Para isso, é necessário compreender quais são as prioridades no currículo de Inglês do Fundamental 2 e escolher o que é mais importante. Preparamos uma tabela para auxiliar os professores a elencar quais habilidades essenciais presentes na Base, acompanhadas de sugestões de Planos de Aula de NOVA ESCOLA que podem ser utilizados neste momento. O material foi criado por Sandra Durazzo, especialista da área de Língua Estrangeira - Inglês do Time de Autores de NOVA ESCOLA.  

"Há uma diversidade de gêneros abordados, tanto orais quanto escritos, além de uma variedade de textos para input e output. A intenção foi mesclar discussão, apresentação, leitura de trecho de texto literário, e ter variedade, sempre considerando as quatro habilidades principais e contemplando as modalidades oral e escrita, tanto nos textos que os alunos vão ler quanto os que vão escrever", explica a consultora Nathália Gasparini sobre o material selecionado.

BAIXE O ARQUIVO

PONTO DE ATENÇÃO: A seleção apresentada na tabela é apenas uma das muitas possibilidades de priorização. Para decidir o que trabalhar com a sua turma, é importante levar em conta quais habilidades já foram desenvolvidas este ano, o contexto em que a sua escola se insere e, no caso das redes públicas, as diretrizes determinadas pela Secretaria da Educação. Se você desejar, é possível solicitar o envio do escopo-sequência de NOVA ESCOLA na íntegra e fazer a sua própria seleção. É só clicar aqui.

Saiba Mais:  

Como esse material pode ser usado pelos professores?
O material é útil para os professores em três aspectos. Em primeiro lugar, ajuda a estabelecer uma relação entre os materiais didáticos e as aprendizagens essenciais, indicando aquelas que devem ser privilegiadas e onde elas se encontram em seu material didático. Dessa forma, o material compõe com aquilo que a escola já usa e não se torna um material a mais, mas, sim, algo que se conecta com o trabalho do professor.

Além disso, ele oferece trilhas que os estudantes podem utilizar no ensino remoto, uma vez que os Planos de Aula NOVA ESCOLA indicados estão adaptados para este momento. Por fim, pode contribuir para dar uma perspectiva para as famílias dos motivos das escolhas, facilitando a comunicação entre escola e comunidade escolar.

Confira, a seguir, conteúdos priorizados pela especialista Nathália Gasparini, consultora deste material, em cada ano do Ensino Fundamental 2.

6º ano
Neste ano, é interessante estimular a interação em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar o Inglês para apresentar a si mesmo e conhecer outras pessoas. A formulação de hipóteses sobre a finalidade de um texto em Língua Inglesa, a localização de informações específicas em texto e investigar o alcance do Inglês no mundo como primeira ou segunda língua também são recomendadas. Essas habilidades estão expressas nos códigos: EF06L101, EF06L107, EF06L109 e EF06L124 na BNCC.  

7º ano
Para essa turma, o professor pode priorizar a composição de narrativas orais sobre acontecimentos e personalidades marcantes do passado (EF07LI05), atividades para antecipar o sentido global dos textos em Língua Inglesa por inferências com base em leituras rápidas (EF07L106) e para  identificar informações-chave em textos no idioma (EF07L107). Estimular a escrita de textos planejados em razão do contexto - público, finalidade, layout e suporte - (EF07L112 ) e, por fim, atividades para analisar o alcance da Língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado (EF06L121).  

8º ano
Com os alunos do 8º ano, já é possível utilizar o Inglês para emitir opiniões e explicitar  informações por meio de paráfrases ou justificativas. Também são recomendadas atividades de produção textual (comentários, relatos pessoais, mensagens instantâneas, reportagens, ficção etc.) e aquelas cujo foco é inferir informações e relações que não estão explícitas no texto em Inglês para a construção de sentidos, bem como a relação entre as partes de um texto oral, seu assunto principal e as informações relevantes. Essas Habilidades estão expressas na BNCC por meio dos códigos: EF08LI01, EF08LI03, EF08LI05 e EF08LI11. 

9º ano
No último ano do Fundamental 2 é possível avançar para o uso da Língua Inglesa na exposição de pontos de vista e argumentos e na produção de textos (infográficos, campanhas publicitárias, memes etc.) sobre temas de interesse coletivo que revelem posicionamento crítico. Além disso, é essencial selecionar atividades que utilizem conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese para construir a argumentação e a intencionalidade discursiva na Língua Inglesa. Na BNCC, você encontra essas Habilidades expressas nos códigos EF09LI01, EF09LI10, EF09LI12  e EF09LI14.

Mais sobre esse tema