Apoio:

Arte e Língua Portuguesa em vídeo

Tik Tok: Use o app do momento para ensinar

A nova rede social virou febre entre a moçada. Descubra como utilizar essa linguagem a favor da aprendizagem

Alunos estudando física e virtualmente, ao mesmo tempo. Estúdio Kiwi | NOVA ESCOLA

A rede social chinesa ganhou notoriedade mundo afora em curto espaço de tempo, tão curto quanto o tempo de duração dos vídeos que reúne: de 15 a 60 segundos. Desde o ano passado, o TikTok é a ferramenta predileta de jovens e celebridades para criar e recriar conteúdos com muito humor e criatividade, elaborando pequenas histórias, dublagens, e participando de desafios variados. 

Em se tratando de Educação, a ferramenta é potente não só por dialogar com a linguagem dos adolescentes, mas porque mobiliza diferentes habilidades até chegar ao produto final. É preciso coordenar movimentos corporais, cenário, figurino, narrativa e áudio. Além do mais, o TikTok possibilita criações autorais, expressão de pontos de vista e sentimentos, reúne a turma, ainda que virtualmente. 

Iza Lotito, professora de Dança do Colégio Vera Cruz, na capital paulista, por exemplo, apostou no TikTok e propôs que os alunos se dedicassem a criar coreografias inspirados no Desafio dos Lados, febre na plataforma (confira o produto final concebido pelo grupo no Guia de Boas Práticas - Educação na Pandemia (disponível aqui), que reúne estratégias de redes públicas e escolas para manter os estudantes engajados durante a pandemia).   “Desenvolvemos a dança como linguagem artística, compreendendo que tudo pode virar dança, e que todos podem dançar, a partir das limitações e potências de cada um. Cada corpo têm uma história, um gênero, uma vivência, e por isso constrói narrativas próprias”, explica a professora. 

Aproveitar o tempo curto dos vídeos também pode ser uma maneira de envolver os estudantes nas aulas de literatura, promovendo um sarau virtual. “Para produzir algo a partir de um texto, o aluno tem de se debruçar sobre o material e pensar nas imagens e sensações que os versos despertam. É um exercício complexo e importante de abstração”, diz Marcelo Ganzela, professor e coordenador do curso de Licenciatura em Letras do Instituto Singularidades.

A idade mínima para uso da plataforma é de 13 anos. Por isso, o ideal é que os estudantes se apropriem do formato dos vídeos do TikTok e criem vídeos para compartilhar no grupo de WhatsApp da turma, por exemplo.

Clique nos botões abaixo para baixar sugestões que você pode explorar com os estudantes

Efeitos da pandemia à la TikTok

Sarau virtual


Mais sobre esse tema