Apoio:

Para você acompanhar

Confira como foi o webinar "Mão na massa: como trabalhar com gêneros digitais"

Saiba como utilizar TikTok, podcast, Instagram e outros recursos a favor da aprendizagem

Utilize textos típicos dos ambientes digitais em diversos componentes curriculares durante as aulas remotas. Ilustração: Estúdio Kiwi


O ensino remoto aproximou professores e estudantes da tecnologia, o que pode ser uma oportunidade para utilizar textos em formatos típicos do mundo digital: vlogs, podcasts, resenhas online, etc. No webinar "Mão na massa: como trabalhar com HQs, vlogs, podcasts e outros gêneros digitais", especialistas apresentam modos de explorar esses diferentes gêneros e como os estudantes podem utilizá-los nas suas produções. Esse curso faz parte de um projeto de Nova Escola com o Google.org e está disponível gratuitamente no YouTube.


Veja abaixo quais foram os principais pontos discutidos nesse webinar:

O que são gêneros digitais?

São os gêneros discursivos não impressos, que estão na internet. Entre eles, podemos citar: podcasts, vídeos, memes, posts em redes sociais e de mídia, apresentações em PowerPoint, anúncios e jornais digitais, lives etc. A Base Nacional Comum Curricular indica o uso de recursos digitais e multissemióticos para o Ensino Fundamental 1 e 2. 

Das cartas às redes sociais: a velocidade da comunicação  


Para incluir nas suas aulas

Roxane Rojo, professora do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas, defende que as videoaulas deveriam ter menos espaço no ensino remoto e que outras formas de interação e outros materiais disponíveis na internet deveriam estar mais presentes. Isso pode, inclusive, ajudar estudantes que tenham dificuldade em acessar vídeos pela internet. 

Eles estão bombando na internet


Uso consciente

Em muitos casos, será fácil perceber que os alunos estão mais habituados às redes sociais do que o professor. Mas, nem sempre eles sabem fazer a análise crítica dos meios digitais ou utilizá-las a favor de sua aprendizagem. Aproveite para trocar conhecimentos com a turma e propor uma leitura crítica desses materiais.

Tik Tok: Use o app do momento para ensinar   

Olha lá, tá no Insta! 


Mão na massa

Diversos jovens estão acostumados a produzir memes, vídeos e participar de desafios variados nas redes sociais. Que tal pedir que eles produzam uma fanfic, remix, vídeominuto ou montagem a partir de um conto ou romance?

Fanfics: Mergulho em um mar de imaginações

Podcast: Aumente o som, tem novidade no ar

Planejamento da produção textual: as travessuras nas HQs


Foco no planejamento

Nathália Gasparini, professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e autora do Time de Autores Nova Escola de Inglês, orienta os professores para a necessidade de estar atento a um objetivo de aprendizagem, para não incluir as ferramentas digitais apenas para utilizar um recurso atrativo.

Plano de aula- Gostos Pessoais 

Plano de aula- Podcasts  

O diário em áudio e vídeo: vlogs na internet 

Alerte sobre fake news

Aproveite a inserção de gêneros digitais nas aulas para propor uma pesquisa e discussão sobre as fake news (notícias falsas) com seus alunos. 

Meios de Comunicação: o Perigo da Fake News

Clique aqui e faço o download dos slides de apresentação do curso “Mão na massa: como trabalhar com HQs, vlogs, podcasts e outros gêneros digitais”.

Mais sobre esse tema