Para usar com seus alunos

E-book: Entenda a BNCC de Arte e conheça as aprendizagens essenciais

Documento parametrizou as seis dimensões do conhecimento, essenciais para a compreensão do ensino das linguagens artísticas

Saiba mais sobre a estrutura geral do documento no PDF. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

2020 é o primeiro ano de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com todos os reveses causados pela pandemia de covid-19, a BNCC acabou de lado diante dos novos e imprevistos dilemas na Educação. Mas entendê-la bem funciona como guia para a composição curricular, e também como um arranjo da aprendizagem.

A BNCC de Arte estrutura-se a partir de cinco eixos: música, dança, artes visuais, teatro e artes integradas. A principal novidade trazida pelo documento foi posicionar a Arte como componente curricular, trabalhando todas as linguagens artísticas e prevendo a necessária integração entre elas. 

Mas é especialmente a partir das dimensões do aprendizado que a BNCC estimula o fazer artístico. “A criação é fundamental, sem ela não há Arte, e a Base nos provoca para a materialidade estética”, explica Ana Tatit, professora e formadora no ensino de Arte do Instituto Singularidades, em São Paulo.

É importante lembrar que a BNCC é um documento que aponta caminhos, conduz a ensinamentos e dá diretrizes, mas é também muito aberta à realidade da sala de aula. Para ajudar você a estudar o documento, preparamos um e-book que explica a estrutura geral do documento e traz, de forma resumida, os principais conceitos. Vamos lá? 

BAIXE O ARQUIVO

Mais sobre esse tema