7º Roteiro do gestor: ponha a mão na massa com os professores e comece a planejar
Nesta nova etapa do trabalho em meio à pandemia, a consultora Sônia Guaraldo propõe que a reconstrução dos planos comece por Matemática
Cálculo mental, cálculo pensado, cálculo escrito, cálculo automático. É para avaliar as potencialidades dos cálculos no ensino de Matemática que este Roteiro de Formação foi pensado. Juntos, professores especialistas dos anos finais do Fundamental e polivalentes do Ensino Fundamental 1 serão instigados a trocar conhecimentos e experiências para a criação conjunta de estratégias de aplicação na modalidade remota.
Assim como os demais Roteiros desta série, reunimos aqui sugestões de ações detalhadas, materiais de apoio e plataformas variadas, num formato que pode ser usado na íntegra ou adaptado. E se você perdeu os primeiros roteiros, não se preocupe: acesse as edições passadas do NOVA ESCOLA BOX para acompanhar a sequência do planejamento pedagógico.
ROTEIROS DE FORMAÇÃO NA PANDEMIA - 7
Retomando o planejamento por Matemática
Navegue por todos os roteiros da Série Especial:
- 1º Roteiro do gestor: Uma reunião para unir os professores e repensar o ano
- 2º Roteiro do gestor: conduza um estudo sobre metodologias ativas em aulas a distância
- 3º Roteiro do gestor: use a reunião para abordar a Educação Integral
- 4º Roteiro do gestor: Aprofunde as noções dos professores sobre Educação Integral
- 5º Roteiro do gestor: reunião para focar na priorização curricular em Linguagens
- 6º Roteiro do gestor: analise uma aula real com a equipe docente
[VOCÊ ESTÁ AQUI] - 7º Roteiro do gestor: ponha a mão na massa com os professores e comece a planejar
- 8º Roteiro do gestor: convide os professores para uma Tertúlia Dialógica
- 9º Roteiro do gestor: como promover a observação entre pares
Indicado para: Coordenadores e diretores dos Ensinos Fundamental 1 e 2
Objetivo da reunião: Elaborar atividades de Matemática com foco nas trocas de experiências e saberes entre professores do Ensino Fundamental I e do Fundamental II.
Área de conhecimento: Matemática
Duração da reunião: 3 horas
Ferramentas:
- Plataforma de interação síncrona (Zoom, Microsoft Teams, Skype)
- Plataforma WhatsApp, para criação de grupos de trabalho
Preparação recomendada para gestores e professores especialistas de Matemática e professores do Ensino Fundamental 1:
- Releitura do capítulo “Competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental”, que consta no documento da Base Nacional Comum Curricular
- Leitura de dois Planos de Aula NOVA ESCOLA:
-- Compreendendo o uso da divisão em situações-problema
-- Esquentando a cuca com cálculo mental envolvendo adição e subtração
PASSO A PASSO
Antes da reunião
1. Prepare o convite: Dispare convite para toda a equipe de educadores, por e-mail, aplicativo de mensagens ou de outra forma que seja usual entre vocês.
2. Liste os assuntos do encontro: Além do tema e dos objetivos da reunião, indique as leituras prévias do capítulo “Competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental”, da BNCC, e dos dois planos de aula indicados.
3. Deixe o formulário de avaliação no jeito: Use o Google Forms ou outra plataforma de compartilhamento para criar o formulário de avaliação do encontro pelos professores. O objetivo é saber se a equipe achou o conteúdo da formação pertinente e aplicável no dia a dia, e se a dinâmica da reunião agradou. Deixe o link preparado para disponibilizá-lo ao final da reunião. Pode-se usar como referência a avaliação já usada em Roteiros anteriores.
Durante a reunião
1. Apresente o tema: Assim que todos entrarem na plataforma síncrona escolhida, diga quais são os objetivos da reunião, retomando o que você escreveu na pauta enviada no convite.
2. Aquecimento e acolhida aos professores: Selecione cerca de dez imagens de paisagens naturais, como cachoeira, ilhas, vulcões e montanhas, por exemplo. Peça que indiquem com qual se identificam no momento e justifiquem. Essa atividade tem como objetivo principal oferecer uma oportunidade para que os professores tragam suas inquietações, preocupações e outros sentimentos, de modo que possam se apoiar mutuamente.
3.Inicie a reunião: Contextualize os motivos para a reunião pedagógica, dando ênfase para a necessidade de trocas entre professores. Vale reforçar que as atividades de priorização curricular e o trabalho integrado pretendem garantir as aprendizagens e as trocas dentro do ensino de Matemática.
4. Exiba um filme para estimular a reflexão: Assistam juntos o vídeo “Como ensinar matemática e promover o desenvolvimento de competências para além dessa área do conhecimento?”, do Canal Numeraliza. Em seguida, peça que destaquem as ideias principais.
5. Monte grupos de trabalho: Opte por unir perfis heterogêneos, mesclando professores que têm mais facilidade e menos facilidade em trabalhar com Matemática. Depois, mostre a eles as seguintes habilidades (você pode criar um slide e compartilhar a tela do seu computador, para que todos vejam):
EF01MA04: Contar a quantidade de objetos de coleções até cem unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras e materiais da sala de aula, entre outros.
EF05MA07: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos AC EF05MA01, EF04MA06, EF04MA07 e EF05MA08. Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF06MA03: Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
PONTO DE ATENÇÃO: Se você atua em uma escola que atenda às turmas das duas etapas, essa formação pode ser uma ótima oportunidade para integrar os docentes das duas etapas, de maneira que uns ajudem os outros - especialmente em relação a conhecimentos específicos da área. No momento de dividir a equipe, mescle nos grupos os polivalentes com os especialistas.
6. Analisem as práticas almejadas: Peça que, considerando os planos de aula enviados, os educadores formulem práticas essenciais para o ensino de cálculo. Alguns exemplos de finalidades desejadas dessas práticas:
- As atividades propostas estimulam as crianças a levantarem hipóteses.
- Durante o desenvolvimento dessas propostas não se percebe incentivo para rapidez na resolução dos problemas, nem desvalorização do erro ou excessiva exaltação do acerto.
- As propostas estimulam as crianças a compararem suas ideias umas com as outras, a explicarem e justificarem seus procedimentos.
- O professor atua numa atitude de mediação, problematizando o erro e realizando perguntas que ajudem as crianças a pensarem sobre suas ações e sobre seus modos de pensar.
PONTO DE ATENÇÃO: É importante destacar o caráter exemplar e transversal deste roteiro. O objetivo está focado na troca entre professores das diferentes etapas, com saberes mais ou menos específicos. Para que ela funcione, será necessário avaliar as necessidades concretas da sua equipe. Se você precisar de materiais específicos sobre como replanejar o ano em Matemática, acesse as caixas desta série produzidas para o 1º ao 3º ano, o 4º e 5º ano, o 6º ao 9º ano.
7. Sistematize as práticas levantadas pelos grupos: Peça aos professores que apresentem, com as sugestões, estratégias de aplicação na modalidade remota, considerando os planos enviados e os saberes levantados.
8. Encerramento: Proponha aos professores que compartilhem os planos e, junto deles, o instrumento de análise (abaixo), com a finalidade de obter contribuições de todo o grupo. Esclareça que você também partilhará individualmente seu parecer depois.
Ao final, disponibilize o link da avaliação já indicado em Roteiros anteriores.
Consultoria: Sônia Guaraldo, doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e consultora do programa Formar, da Fundação Lemann, mantenedora de NOVA ESCOLA. Foi coordenadora pedagógica e diretora de escolas públicas, e secretária de Educação de Birigui (SP), entre 2008 e 2016.
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