Conteúdo Patrocinado por:

Para usar com os alunos

O que é o petróleo e quais seus impactos no meio ambiente

Nesta atividade, vamos abordar as características e importância desta fonte energética, bem como as consequências socioambientais do seu uso

Ilustração: Estúdio Kiwi

Dos cosméticos e potes de plástico aos produtos de limpeza e remédios. Em nossas casas, para onde olharmos, vamos encontrar produtos derivados do petróleo. Este óleo extraído do subsolo é também a principal fonte combustível para a geração de energia no mundo e apesar de sua aparência homogênea é resultado de uma mistura de milhares de substâncias.

Mas se por um lado o petróleo permitiu grandes avanços econômicos e sociais, por outro trouxe diversos prejuízos socioambientais. Por isso, refletir com os alunos suas características e uso, mostrando alternativas mais sustentáveis, tornou-se um imperativo dos nossos tempos.

Para explorar este tema com os alunos no ensino remoto, detalhamos um passo a passo com o auxílio da professora de Ciências e Biologia, Maria Izabel Rolim, responsável pela elaboração das situações pedagógicas para o Fundamental 2 do projeto Energia que Transforma. “Os estudantes devem ter consciência de que a maior parte de nossas vidas hoje está ligada a esse combustível fóssil, que tem sua importância, mas que não pode ser a principal fonte energética que vamos continuar a utilizar”, diz.

ATIVIDADE: O PETRÓLEO E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE

Analisando os avanços e prejuízos ocasionados pela exploração desse importante recurso natural

Indicado para: 6º ano

Material: Kit Energia que Transforma

Na BNCC: EF06C103 - Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.

PASSO A PASSO

1. Introduza o tema: Por meio de uma interação síncrona em alguma plataforma de reunião online ou mesmo em um grupo de Whatsapp, peça aos estudantes que citem cinco produtos que usam no dia a dia e que são feitos a partir do petróleo. A partir desta listagem, conduza uma conversa de forma a evidenciar para a turma como os derivados de petróleo estão por toda parte.

2. Proponha uma pesquisa: Sugira então que a turma se divida em grupos para pesquisar os métodos de separação dos componentes do petróleo e os fatos mais importantes de sua história com o apoio da Linha do Tempo do kit Energia que Transforma e do infográfico abaixo. Para aprofundar ainda mais o assunto, solicite a consulta ao texto “Marcos da história do petróleo”, na p. 44 do Caderno 2. Você pode, ainda, apresentar um infográfico especialmente criado para esta atividade. Para acessar e baixar o arquivo, clique no botão abaixo:

BAIXE O INFOGRÁFICO

3. Sugira uma atividade mão na massa: A partir dessa análise, peça para que a turma elabore sua própria linha do tempo, incluindo também os demais recursos energéticos que surgiram e outros pontos que julgarem relevantes. Para isso, os alunos podem utilizar plataformas digitais gratuitas como o Canva e o Padlet, que aliam texto e recursos gráficos.

4. Questione o uso do petróleo: Converse com os grupos sobre os marcos que escolheram: qual foi o critério e que análise fazem disso tudo? Pode ser que os estudantes tenham deixado de fora alguns marcos como a classificação do petróleo como recurso não renovável. Questione-os e explique a importância disso para a busca por outros tipos de recursos. Promova um debate rápido sobre quais soluções alternativas eles conhecem e propõem para diminuir o uso de combustíveis derivados do petróleo.

5. Explore outras alternativas: Peça para que os alunos assistam de suas casas ao episódio 2 da série Consciente Coletivo, sobre cidades e as energias envolvidas nos meios de transporte. Em seguida, solicite aos grupos que pesquisem as principais fontes de energia utilizadas na malha brasileira de transportes, quais outras poderiam ser utilizadas e como nós, por meio de pequenos comportamentos diários, podemos colaborar para um mundo mais sustentável.

6. Consolide as aprendizagens: De volta ao grande grupo, converse com a turma sobre o que eles entenderam da atividade. O importante é que compreendam, na escala do tempo, a mudança de perspectiva da humanidade em relação ao uso do petróleo e o empenho em buscar novos recursos.

Este conteúdo é uma produção especial para o patrocinador e não faz parte dos conteúdos jornalísticos de Nova Escola