Conteúdo Patrocinado por:

Para usar com os alunos

O consumo de energia em um mundo cada vez mais conectado

Uma atividade para refletir sobre nossos hábitos e como a tecnologia pode ser uma grande aliada da eficiência energética

Ilustração: Estúdio Kiwi

Já parou para pensar como é que se gera cada vez mais energia para suprir a demanda crescente de tantos aparelhos conectados às tomadas ou que precisam ser recarregados constantemente?

Tornar visível aos alunos o que facilmente perdemos de vista ou que sequer podemos ver, como a corrente elétrica, é importante para proporcionar reflexões sobre como aproveitar as vantagens das tecnologias sem, no entanto, causar ou aumentar danos ambientais.

“É interessante debater com os alunos que, se por um lado, usamos e descartamos aparelhos eletrônicos o tempo todo, por outro, nos aproveitamos das tecnologias para criar cidades e objetos cada vez mais inteligentes, com alta eficiência energética”, explica a professora de Ciências e Biologia, Maria Izabel Rolim, responsável por elaborar as situações pedagógicas do Fundamental 2 do projeto Energia que Transforma.

No passo a passo abaixo, sugerimos como trabalhar esta temática no ensino remoto com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Confira:

ATIVIDADE: O CONSUMO DE ENERGIA EM UM MUNDO CADA VEZ MAIS CONECTADO

Debatendo com os alunos sobre o uso da eletricidade no ambiente doméstico

Indicado para: 7º ano

Material: Kit Energia que Transforma

Na BNCC: EF07CI06 - Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização)

1. Dispare reflexões iniciais: Para abrir a aula, peça que a turma liste de suas casas quantos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos eles utilizam ao longo de um único dia. Em seguida, promova um encontro online e levante questões como: vocês desejariam ter mais aparelhos eletrônicos? Quais? Por quê? Vá anotando os resultados e compartilhe o levantamento.

2. Proponha um exercício de estimativa: Peça então para que estabeleçam qual a relação de aparelhos por estudante. Por fim, questione-os: o que pensam sobre o aumento do uso de aparelhos eletrônicos e, consequentemente, a demanda por energia?

3. Parta para a pesquisa: Peça para que os estudantes assistam de suas casas ao episódio 7 da série Tá ligado? – “Cidades inteligentes III”. Posteriormente, em uma transmissão síncrona, debata sobre como elas estão presentes no Brasil. Após este momento, proponha que a turma se divida em grupos e pesquise na internet o que são, como funcionam e quais os benefícios das redes elétricas inteligentes (smart grids), com o apoio do infográfico abaixo.

BAIXE O INFOGRÁFICO

4. Coloque-os para elaborar seus achados: Como essa tecnologia de controle do consumo contribui para manter o conforto e os benefícios trazidos com a utilização da energia, mas com o menor nível de perdas possível? Peça para que organizem os resultados das pesquisas. Isto pode ser feito por meio de uma série de recursos digitais como vídeos, infográficos, podcasts, animações. Para consultar qual recurso é mais adequado para cada tipo de mídia, clique aqui.

5. Conduza um debate para amadurecer os aprendizados: Para pensar como nós, individualmente, também podemos contribuir com um uso mais eficiente da energia e dos equipamentos eletrônicos, reúna o grande grupo em uma plataforma virtual e faça algumas perguntas: como podemos ter atitudes mais responsáveis na compra de aparelhos que consomem energia? Que ações ou atitudes podemos propor para tornar o nosso consumo e o de nossas famílias mais eficiente? Se a turma tiver dificuldade para começar a conversa, dê algumas sugestões que estão sendo adotadas, inclusive, neste momento da quarentena como usar o e-mail para enviar trabalhos escolares ao invés de imprimir.

Este conteúdo é uma produção especial para o patrocinador e não faz parte dos conteúdos jornalísticos de Nova Escola