Conteúdo Patrocinado por:

Para usar com os alunos

Use um jogo para ensinar eficiência energética e sustentabilidade

O game Supereficiente coloca os alunos para gerenciar o uso de energia em uma cidade

Ilustração: Estúdio Kiwi

Quais os desafios de gerenciar o uso de energia em uma cidade? E como aliar esta tarefa ao desenvolvimento sustentável e bem-estar da população? No jogo Supereficiente, as crianças são instigadas a buscar essas e outras soluções.

Disponível para computadores em versão Windows e celulares com sistema Android, o game coloca os jogadores para administrar diferentes cidades em distintas estações do ano, aprimorando sua eficiência energética.

“O sucesso no jogo mostra que existem muitas opções interessantes que permitem viver bem e ainda ter um consumo energético eficiente”, explica Maria Izabel Rolim, uma das educadores responsáveis por desenvolver as situações pedagógicas do projeto Energia que Transforma.

A atividade lúdica abre também espaço para conversar sobre outro ponto caro aos centros urbanos: o aquecimento global e a necessidade de rever os meios de transporte para reduzir o consumo de combustíveis derivados do petróleo.

Que tal desenvolver com os estudantes uma proposta pedagógica integrada ao game para abordar o aumento do efeito estufa? No passo a passo abaixo, detalhamos como:

ATIVIDADE: JOGO SUPEREFICIENTE

Coloque a turma para pensar em estratégias de economia de energia

Indicado para: 7º ano

Material: Kit Energia que Transforma, computadores ou celulares com o jogo Supereficiente instalado.

Na BNCC: EF07C104 - Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

1. Apresente o jogo: Uma semana antes da aula, peça aos estudantes que baixem em seus celulares ou computadores o jogo Supereficiente, disponível na plataforma Energia que Transforma, e joguem livremente. Este é o momento deles explorarem o game, suas interfaces e jogabilidade, se familiarizando com sua arquitetura.

No jogo SuperEficiente, o personagem orienta a navegação pelos painéis de controle da cidade.

2. Compartilhem os desafios: No dia da aula, em uma roda de conversa online, pergunte para a turma como foi a experiência de equilibrar sustentabilidade e bem-estar. Peça também que comentem quais caminhos escolheram para alcançar esse objetivo. O que mais chamou a atenção da turma? Pergunte ainda se alguma das propostas apresentadas pelo jogo poderia ser implementada na comunidade local.

Uma barra superior mostra quando o consumo está excessivo - e é preciso agir para garantir o equilíbrio.

3. Introduza o tema do efeito estufa: Peça então aos estudantes que pesquisem no “Glossário” do livro Conceitos e Contextos (p. 62) e em outras fontes o que é o efeito estufa e por que ele é importante para a manutenção da vida na Terra, bem como quais são os principais gases envolvidos no fenômeno natural. Em seguida, apresente aos estudantes o vídeo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o tema. Finalize essa etapa com uma discussão sobre a diferença entre efeito estufa e aquecimento global.

4. Promova um debate: Agora que eles já sabem quais são as principais fontes que intensificam o efeito estufa, debata com os alunos como o transporte urbano contribui para o aumento ou diminuição da liberação desses gases. Em seguida, peça que leiam e pesquisem no texto “Cadeias da bioenergia”, no livro Conceitos e Contextos (p.46), como o Brasil tem contribuído para a redução das emissões de Gases do efeito estufa (GEE) no setor de transportes. E volte a questioná-los: quais transportes coletivos que não utilizam combustível derivado de petróleo conhecem? Quais estão presentes em sua cidade? Que outras soluções de mobilidade podem ser úteis para substituir os que utilizam combustíveis fósseis?

5. Joguem juntos: Para finalizar a aula, experimentem jogar juntos. Abra o jogo, mostre sua tela para a turma, e vá tomando as decisões com eles. Aproveite o momento de descontração para ir pontuando os conceitos trabalhados em aula conforme analisam as estratégias possíveis e as vantagens e desvantagens de cada uma.

Este conteúdo é uma produção especial para o patrocinador e não faz parte dos conteúdos jornalísticos de Nova Escola