Conteúdo Patrocinado por:

Para usar com os alunos

Por que evitar o desperdício de energia?

Por meio deste plano de aula, trabalhe com os alunos os impactos dos hábitos individuais em outros setores da sociedade

Ilustração: Estúdio Kiwi

Casas, escolas, lojas e hospitais. Todos estes espaços estão conectados pela rede elétrica e, portanto, são impactados pela forma como cada um de nós a utiliza. Por isso, as ações individuais com o objetivo de melhorar a eficiência energética e reduzir desperdícios são tão relevantes: podem significar que não falte energia para quem mais precisa.

A área da Saúde, por exemplo, está entre os setores que mais consomem energia elétrica. Além da demanda para manter os hospitais funcionando 24 horas, a energia é despendida no desenvolvimento de novas tecnologias, medicamentos e tratamentos.

A proposta pedagógica abaixo tem o intuito de refletir sobre estas conexões e impactos. “É importante proporcionar condições para que os alunos reflitam sobre como o nosso uso afeta a todos”,  resume Maria Izabel Rolim, uma das educadoras responsáveis pela elaboração das situações pedagógicas do projeto Energia que Transforma.

Para as turmas de Ensino Médio, é possível ainda incluir nos debates a energia nuclear, explorando como ela é produzida, seus riscos e benefícios, além de como é utilizada pela área da Saúde como nos instrumentos de raios-X, tomógrafos e aparelhos de mamografia. Alguém já realizou ou conhece alguém que tenha feito algum exame com esses aparelhos?

ATIVIDADE: POR QUE EVITAR O DESPERDÍCIO DE ENERGIA?

Pensando sobre os impactos dos hábitos individuais em outros setores da sociedade

Indicado para: 9º ano

Material: Kit Energia que Transforma e infográfico sobre uso da energia em hospitais (disponível para download neste conteúdo).

Na BNCC: EF09C107 - Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio-X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.)

1. Apresente o contexto em uma roda de conversa: Em uma interação síncrona com a turma, levante perguntas disparadoras como: vocês sabem quais equipamentos mais gastam energia elétrica na sua casa? O que é, na opinião de vocês, usar energia com responsabilidade? Após as respostas dos estudantes, sugira que leiam o significado de eficiência energética no “Glossário” do livro Conceitos e Contextos (p. 62).

2. Promova uma pesquisa: A partir do significado encontrado pelos estudantes, peça que pesquisem no mesmo livro, na seção “Usando bem a nossa energia” (p. 56), os seguintes temas:

- Setores da sociedade que mais consomem energia;
- Principais usos da energia elétrica em residências;
- Participação dos consumidores na promoção da eficiência energética;
- Medidas de incremento de eficiência energética;
- Importância do uso do aquecimento da água por meio da energia solar e hábitos energeticamente eficientes.

3. Utilize o recurso audiovisual: Após este momento, indique aos alunos que assistam, de suas casas, ao episódio 3 – “Sociedade e ambiente + perdas energéticas”, da série Vida de República, sobre eficiência energética e a responsabilidade de todos no uso responsável da energia.

4. Proponha um debate: A partir dos temas suscitados pelo episódio, converse com os estudantes sobre como percebem a questão das perdas de energia decorrentes do seu mau uso ou uso irregular. Quais são as consequências disso? De que maneiras o uso adequado da energia por todos poderia impactar outros setores da sociedade? Neste escopo, quais seriam os setores que a turma julga mais relevantes? Deixe que falem livremente e, depois, peça que observem o infográfico abaixo para debater a importância da energia elétrica para os hospitais. Quais investimentos poderiam ser feitos na área da Saúde a partir do aumento da eficiência energética da sociedade?

BAIXE O INFOGRÁFICO

5. Sistematize os conhecimentos em um produto final: Para finalizar, peça aos estudantes que construam um mural ou infográfico com as ações que os consumidores podem adotar para evitar o desperdício de energia e melhorar a eficiência energética. Lembre-os de apontar quais seriam as consequências, como reduzir a necessidade de construir mais usinas de energia e redirecionar esses investimentos para as outras áreas da sociedade. Plataformas como Canva, Padlet, Infogram e PiktoChart são gratuitas e podem auxiliar na elaboração deste produto.

Este conteúdo é uma produção especial para o patrocinador e não faz parte dos conteúdos jornalísticos de Nova Escola