Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: quiz e meme para falar de Independência do Brasil

Dirigida para o 8º ano, atividade aborda o tipo de governo adotado após 1822 e traçar paralelos com outros movimentos da América

Na imagem, o quadro A Proclamação da Independência, de 1844, do pintor francês
François-René Moreaux. Ilustração: Wikimedia Commons/Caronte Design

As ferramentas digitais são importantes aliadas da aprendizagem no contexto das aulas remotas. Nesta Sugestão de Atividade de História sobre a Independência do Brasil, a interação entre os alunos que aconteceria na sala de aula aproveita os recursos do Kahoot! ou do Typeform para criar um quiz que pode ser oferecido às turmas no contexto da atividade.

Nesta proposta de aula, o objetivo é de que os estudantes compreendam qual foi o tipo de governo adotado no Brasil após a Independência em 1822. O tema é importante, porque faz os estudantes questionarem a liberdade que foi conferida ao Brasil. “Por um lado, deixamos de ser Colônia de Portugal. Mas, por outro, nosso primeiro monarca era herdeiro do trono daquela que era nossa metrópole”, explica a professora de História Daniele Shorne de Souza, autora do plano original para esta aula. O conteúdo é importante também porque permite aos estudantes traçar paralelos entre o que ocorreu no Brasil e os demais movimentos de Independência das Américas.

Nova Escola Box ouviu a professora Daniele sobre como adaptar seu plano de aula para o ensino remoto. O original pode ser acessado aqui.

ATIVIDADE: INDEPENDÊNCIA E MONARQUIA CONSTITUCIONAL NO BRASIL

Convide as turmas para responderem ao quiz e criar um meme sobre os acontecimentos históricos

Indicado para: Turmas do 8º ano

Materiais: Acesso à internet e moedas de real (5, 10 e 25 centavos); Imagens e textos para apresentar aos alunos durante o jogo, disponíveis para download clicando no botão abaixo:

BAIXE O ARQUIVO

Na BNCC: EF08H12

PONTO DE ATENÇÃO: A atividade aborda aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H12. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

1. Conheça a ferramenta que será utilizada na aula on-line: As interações e os questionamentos que seriam feitos em sala de aula pelo plano original se transformarão em quizzes a serem aplicados durante a aula síncrona. Por isso, conheça a ferramenta que será usada e se familiarize com ela. A sugestão é o uso do Kahoot! ou do Typeform.

2. Prepare na ferramenta, antecipadamente, as questões que serão propostas aos alunos: Ao todo serão seis questionários on-line, cada um sobre um dos tópicos da aula. Mas a decisão é sua: conhecendo a sua turma e os tópicos mais importantes a serem abordados, é possível reduzir o número de quizzes a serem aplicados.

3. Antes de aplicar cada teste, introduza o assunto: Fale sobre o tema das perguntas e dê entre 30 segundos e 1 minuto para os alunos responderem a cada pergunta do quiz.

PONTO DE ATENÇÃO: A interação deixa a aula dinâmica, mesmo no ensino remoto. O uso de quiz estimula a participação dos estudantes que não abrem microfones e câmeras, mas você também pode utilizar as perguntas da maneira que achar mais adequada: questionando os alunos durante a aula síncrona ou enviando com antecedência para responderem antes da aula. As metodologias ativas preconizam a participação dos estudantes. Então, cuidado para não tornar a aula expositiva.

4. Confira as perguntas sugeridas para o questionário: Para acessar as perguntas sugeridas para cada quiz proposto pela sugestão de atividade e as respostas esperadas, clique no botão para acessar o arquivo. Trata-se de uma inspiração: você poderá aproveitar as perguntas sugeridas e depois acessar as plataformas (Kahoot! ou Typeform) para construir seu próprio questionário on-line, adaptando-o para a realidade da sua turma.

BAIXE O ARQUIVO

5. Após os questionários, peça para os estudantes criarem um meme sobre a Independência do Brasil: A elaboração dos memes, que no plano original faz parte da atividade, pode se transformar em atividade avaliativa no ensino remoto. Assim, os alunos fariam seus memes fora no período da aula síncrona para serem entregues posteriormente.

PARA SABER MAIS:

A independência do Brasil em perspectiva historiográfica
Artigo de Sonia Regina Mendonça publicado na Revista Pilquen. Sección Ciencias Sociales, da Universidade Nacional do Comahue, na Argentina, em 2010.

O discurso político monarquiano e a recepção do conceito de Poder Moderador no Brasil (1822-1824)
Artigo de Christian Edward Cyril Lynch publicado na Revista Dados, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em 2005.

Kahoot!: como criar quiz e estudar com jogos
Reportagem publicada pelo site TechTudo que ensina a utilizar a ferramenta.

Quantas moedas o Brasil já teve?
Reportagem publicada pela revista Mundo Estranho em 2018.

Bandeiras históricas do Brasil (1500 a 1889)
Artigo publicado no site da Casa Imperial do Brasil.