Para explorar com seus alunos

Guia: Visita pedagógica virtual ao Museu do Ipiranga

Conduza com as turmas uma exploração do acervo na semana da Independência

Na imagem, a obra Festa Escolar no Museu do Ipiranga, de 1912, do pintor Augustin Salinas y Teruel. Ilustração: Wikimedia Commons/Caronte Design

O Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, é um memorial do 7 de Setembro. Visitá-lo, especialmente no período escolar em que a Independência é trabalhada, cria materialidade às aulas de História. “A saída pedagógica complementa o trabalho em sala de aula de forma lúdica e é uma forma interessante de construir memórias nos alunos”, afirma Jair Ferreira, professor de História do Time de Autores de NOVA ESCOLA. 

O Museu do Ipiranga está fechado para obras desde 2013. Além disso, em tempos de pandemia e aulas remotas, visitas como esta são inviáveis. Mas é possível tornar o trabalho dos conteúdos da Independência do Brasil mais dinâmico com uma visita virtual. 

Com os alunos do Fundamental 2, especialmente os dos anos finais, o aspecto mais relevante da visita ao Museu do Ipiranga é justamente desconstruir o que está construído lá. 

Com a observação dos monumentos e obras de arte, é fundamental questionar a representação das figuras e dos fatos históricos, especialmente o caráter pacífico apresentado, levando os alunos a pensarem nos conflitos que ocorreram nos outros estados em oposição ao que está lá exposto. 

Diferentemente de outros museus do Brasil e do mundo, o do Ipiranga não oferece uma visita monitorada pronta. Por isso, as ferramentas usadas neste roteiro são o Google Maps e o Google Arts & Culture. Confira abaixo o passo a passo da atividade e o roteiro elaborado pelo professor Jair Ferreira. 

ATIVIDADE: VISITA PEDAGÓGICA VIRTUAL NO 7 DE SETEMBRO 

Conduza seus alunos em uma exploração do acervo do Museu do Ipiranga


Indicado para: Turmas do 6º ao 9º ano

Materiais: Dispositivo com acesso à internet e sugestão de roteiro para a visita guiada, que pode ser baixado clicando no botão abaixo:

BAIXE O ARQUIVO

Na BNCC: Nos anos iniciais do Ensino Fundamental 2 a BNCC enfatiza “a produção dos marcos da memória”, com destaque para o local onde a criança estuda. Por isso, é interessante discutir “lugares de memória”. Nos anos finais, a Independência é abordada diretamente no 8º ano em três habilidades: EF08HI11, EF08HI12 e EF08HI13


PASSO A PASSO

1. Antes de iniciar a visita virtual, apresente o processo de Independência: É importante que os estudantes cheguem à visita com um conhecimento básico sobre o processo de Independência e sobre a construção do 7 de Setembro. 

2. Também antes da atividade, ensaie: Faça sozinho o roteiro proposto, ensaiando o que será falado sobre cada uma das obras e se familiarizando com o Google Maps e o Google Arts.

PONTO DE ATENÇÃO: É importante que a visita dialogue com os conteúdos trabalhados nas aulas. Os alunos precisam saber com antecedência do que se trata a atividade e quais são seus objetivos. 

3. Disponibilize aos estudantes um questionário sobre a saída pedagógica virtual: O questionário tem o objetivo de conduzir o olhar do aluno durante a visita. Ele serve também como um instrumento de avaliação da prática. É recomendado que cada professor construa seu próprio questionário, com base nos temas históricos trabalhados nas aulas e associados à visita. O questionário pode ser disponibilizado pelo Google Formulários ou por outra plataforma de sua escolha. 

4. Durante a visita, você é o guia: Fale sobre cada ponto da visita e sua relação com a Independência do Brasil.

PONTO DE ATENÇÃO: A atividade pode ser realizada em uma aula síncrona, com você compartilhando a tela com os alunos e conduzindo a visita. Mas avalie as condições de acesso à internet e a realidade da turma. Se houver dificuldades, é possível também gravar em vídeo a aula e disponibilizá-la aos alunos. 

5. Após a visita, dê uma semana para os alunos responderem ao questionário: Após a devolutiva, faça a correção com toda a turma, retomando o que foi discutido na visita e sanando as possíveis dúvidas.

Mais sobre esse tema