Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: Independência ou mito?

Trabalhe com as turmas a construção da identidade nacional brasileira com base nas Artes Visuais

O quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, pintado em 1888. Ilustração: Wikimedia Commons/Caronte Design

Compreender o papel das artes na construção da memória é o principal objetivo desta atividade, indicada para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. É neste período que são trabalhados os conteúdos referentes aos períodos Imperial e Republicano e identificar as diferenças de discurso entre os textos e imagens apresentados na aula é parte importante desta aprendizagem. Além disso, a atividade proposta mobiliza as habilidades e competências necessárias para a compreensão dos fatos históricos, além de incentivar o reconhecimento do papel da história na construção da identidade nacional.

Nova Escola Box ouviu a professora Júlia Correa, autora do plano original sobre como adaptá-lo para o ensino remoto. Confira:

ATIVIDADE:  INDEPENDÊNCIA OU MITO?

A construção da identidade nacional com base nas artes visuais

Indicado para: Turmas do 8º ano

Materiais: Caderno, lápis, borracha, caneta, canetas coloridas, lápis de cor, canetinhas, folha sulfite A4 e o arquivo com a imagem e o texto que serão usados (baixe clicando no botão abaixo):

BAIXE O ARQUIVO

Na BNCC: EF08HI22

PONTO DE ATENÇÃO: Por se tratar de ensino remoto, a atividade que seria em grupo passa a ser individual. Cada aluno deve analisar o material em seu local de estudo antes da aula em que a atividade será feita. Por isso, compartilhe o material com os estudantes antecipadamente, esclarecendo o objetivo da atividade e certificando-se de que os alunos compreenderam o que será feito.

1. Na aula síncrona, realize a leitura coletiva do objetivo da aula: Inicie as reflexões que serão desenvolvidas ao longo da aula e incentive os alunos a compartilharem com os colegas as percepções que tiveram em seus estudos individuais. Como vocês imaginam que foi o processo de Independência do Brasil, em 1822?

A partir daí, direcione a discussão mostrando aos alunos que nem sempre um fato histórico ocorreu como ele é contado nos livros. Explique aos alunos que a História é contada com base na ótica e das intenções daqueles que estão escrevendo e que a escrita da História é quase sempre feita pelos homens da elite, contando as versões da elite. Lembre aos alunos que um fato pode ter várias versões, como no nosso cotidiano, dependendo de quem conta como o fato ocorreu.

2. Inicie a análise: Qual a relação entre a discussão do início da aula e o material de texto e imagem que eles analisaram individualmente antes da aula?

3. Alerte os alunos para a data da pintura do quadro, 1888, enquanto a Independência ocorreu em 1822 e questione: Por que eles acham que há um espaço de tempo tão grande entre o fato histórico e a sua representação? Atente para o fato de que o texto ressalta a falta de participação popular no processo de Independência. E o quadro, como representa o povo? Pergunte se os alunos acham que o quadro representa uma visão popular ou das elites sobre a Independência do Brasil.

Pedro Américo: Independência ou morte, 1888; Óleo sobre tela, 460 x 760 cm; Museu Paulista, São Paulo.
Disponível em http://www.mp.usp.br/acervo. Acesso em 5 de setembro de 2020.

PONTO DE ATENÇÃO: Fique atento à participação dos alunos, incentivando a interação. Para que a aula não se torne monótona, peça que leiam os textos em voz alta e faça questionamentos, incentivando a reflexão. Ao analisar a imagem, peça aos alunos que apontem os elementos que chamam atenção, favorecendo a participação.

4. Convide os alunos a criarem uma tirinha: Depois da discussão, os alunos deverão realizar a atividade que sintetiza o que aprenderam. Assim, com base nas discussões realizadas e nas análises dos documentos, eles criarão uma tirinha de quadrinhos que represente a sua versão da proclamação da Independência do Brasil. Ao término da atividade, os alunos devem compartilhar o que criaram com toda a sala. Dica: Você pode sugerir o uso de ferramentas on-line de criação de histórias em quadrinhos, como o Pixton ou o Canva. Mas fique atento aos alunos que assistem às aulas pelo celular e não pelo computador, o que compromete o uso desse tipo de ferramenta. Nesse caso, avalie o que é mais proveitoso para a turma. Uma possibilidade é deixar a escolha livre aos alunos.

Essa sugestão de atividade foi adaptada do plano de aula Independência ou Mito: A construção da identidade nacional com base nas artes visuais, produzido por Julia Bittencourt Barbosa Correa, do Time de Autores de NOVA ESCOLA de São Paulo (SP). Para conferir o plano original, clique aqui.