Infográfico: As etapas para a criação e distribuição de uma nova vacina
Compartilhe com os estudantes os caminhos percorridos por cientistas e autoridades na busca por uma solução imunológica contra a covid-19
Vacinas são substâncias criadas em laboratórios e preparadas a partir da bactéria ou do vírus causador da doença que se quer combater. Essas substâncias são capazes de enfraquecer ou incapacitar o avanço desses micro-organismos no nosso corpo. E como isso acontece? Quando tomamos vacinas, elas estimulam a produção de anticorpos, ou seja, criam uma barreira que permite que o nosso organismo reaja à expansão de determinadas bactérias e vírus. Por isso, vacinas são substâncias que previnem doenças e não podem ser confundidas com remédios, usados na cura de pessoas já doentes.
Quando uma nova enfermidade aparece, começa uma corrida contra o tempo para a busca por uma imunização, o que pode demorar até 10 anos para acontecer. Mas, como estamos vivendo na pandemia de uma nova doença, o ritmo para a formulação, testagem e produção de uma vacina está sendo acelerado.
Afinal, como é que os cientistas chegam à fórmula certeira? Para entender todas as etapas de produção de uma vacina – da identificação da doença até a sua aplicação na população –, NOVA ESCOLA preparou o infográfico abaixo. Você também pode baixá-lo para compartilhar com seus colegas e alunos, utilizando-o como material de aula ou de consulta do estudante. Confira:
Mais sobre esse tema