PARA USAR COM OS ALUNOS

Sugestão de atividade: Descobrindo a primeira vacina da história

Aborde a metodologia científica aplicada no século 18 na busca por uma prevenção contra varíola e ajude os alunos a relacioná-la com o processo de desenvolvimento de uma imunização contra a covid-19

Estimule os alunos a pensarem na primeira vacina com base no método científico. Ilustração: Rafael Nunes/NOVA ESCOLA

O mundo aguarda com ansiedade a criação de uma vacina para a Covid-19. Todos podemos acompanhar pelo noticiário e pelas redes sociais o trabalho de cientistas de vários países empenhados na busca por anticorpos eficazes. Mas como foi o processo que levou ao descobrimento da primeira vacina da história? 

A ideia motivou a professora de Ciências Elka Waideman Martinez, do Time de Autores de NOVA ESCOLA, a desenvolver o plano de aula Descobrindo a vacina, voltado para turmas do 7º ano. Na proposta, os alunos têm contato com a trajetória do médico inglês Edward Jenner em sua busca pela vacina contra a varíola, no século 18 – método científico similar ao experienciado pelos cientistas de hoje com o coronavírus. A pedido da reportagem, a atividade original foi adaptada para incluir essa reflexão sobre a busca atual por uma vacina e o contexto do ensino remoto. 

ATIVIDADE: A PRIMEIRA VACINA DA HISTÓRIA

Nesta proposta, os alunos poderão relacionar a criação de uma imunização contra a varíola no século 18 com a atual corrida pela prevenção à covid-19


Indicado para: Turmas de 7º ano

Duração: Perto de 1h30

Material: Plataforma síncrona (como o Google Meet e o Zoom)

Na BNCC: EF07CI10 e EF07CI11


PASSO A PASSO

1. Apresente o tema: Em uma videoconferência ou em sala de aula (caso essa atividade ocorra após o retorno), lance o tema das vacinas aos alunos. Pergunte o que eles sabem sobre o assunto. Acolha as respostas e informe que as dúvidas serão respondidas no decorrer da aula. Contextualize alguns dados sobre vacinação, especialmente os que mostram os ganhos em qualidade e expectativa de vida da população brasileira (como os contidos neste artigo do Ministério da Saúde). Apresente também a questão disparadora “Como surgiu a primeira vacina?” e anote as respostas dos alunos. 

2. Organize os alunos em grupos: Divida os alunos em trios ou pequenos grupos. Repasse a todos um material de apoio (acesse aqui) e leia com eles. Incentive-os a procurarem a relação entre não contrair mais a varíola com a atividade das pessoas que são imunes e com os sintomas apresentados. Peça para anotarem as hipóteses que forem levantadas. Depois de uns 10 minutos, retome a aula com todos e peça que apresentem as anotações. A cada hipótese apresentada, peça que a turma se questione:

- A hipótese faz sentido para a pergunta?
- O experimento é bom para testar a(s) hipótese(s)?
- Podemos melhorar esse experimento? De que forma?

3. Apresente a hipótese do dr. Jenner: Explique aos alunos o raciocínio do dr. Jenner, segundo o qual quem contraía varíola das vacas, mais branda e com sintomas mais leves, estava protegido contra a varíola humana. Além disso, explique o experimento que ele realizou para testar sua hipótese: infectou uma criança com varíola bovina e comprovou sua imunidade à varíola humana algumas semanas depois. Enquanto apresentar a história do Dr. Jenner e o processo para o desenvolvimento da solução imunológica, é importante reconhecer os pontos de encontro com as hipóteses vindas da Questão disparadora e da atividade em grupo realizada pelos estudantes. 

4. Reforce a importância do método científico: Enfatize com a turma que os processos vivenciados na aula são muito parecidos com aquele que um cientista passa para resolver problemas e propor soluções nas mais diversas áreas da ciência e, também, nos estudos para busca de vacina para a covid-19.

5. Contextualize com a busca pela vacina da covid-19: Mostre para os alunos as hipóteses levantadas para a doença causada pelo coronavírus, suas possíveis causas de origens e formas de contaminação. Há muitos materiais disponíveis sobre o tema, para baixar no site da Fiocruz. Peça também que os alunos contribuam mencionando as informações que tiverem sobre a covid-19.

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