Sugestão de atividade: exercitando o método científico com os colegas
Estimule os alunos a identificarem etapas como observação, formulação de hipóteses e experimentação a partir de cartões informativos sobre o processo de criação de uma vacina
O método científico apoia o trabalho de busca por explicações para fatos observados no nosso cotidiano. E isso em várias áreas do conhecimento, inclusive na medicina. É um processo dinâmico, em constante mutação e que pode ser cíclico. Inclui as fases de observação de um problema, formulação de hipótese, experimentação e construção da teoria e confirmação dos resultados.
Para compreender melhor esse trabalho, a professora de Ciências Denise Vieira Miranda, que leciona na EEEFM João Crisóstomo Belesa, em Cariacica (ES), propõe a atividade a seguir, voltada para alunos no 7º ano. Nela, os alunos são instigados a trabalhar as fases do método científico num exercício de busca por uma vacina para a covid-19.
ATIVIDADE: USANDO O MÉTODO CIENTÍFICO PARA COMPREENDER AS VACINAS
Estimule os alunos a formularem hipóteses e a experimentarem enquanto refletem sobre etapas de criação de um novo tratamento
Indicado para: turmas de 7º ano
Duração: cerca de 1h30
Material: plataforma síncrona (como Google Meet ou Zoom)
Na BNCC: EF07CI10
PASSO A PASSO
1. Envolva os alunos no tema da aula: Em uma plataforma síncrona (ou em sala de aula, caso a atividade ocorra presencialmente), inicie com a exibição do vídeo Um Cientista, Uma História - Oswaldo Cruz, do Canal Futura. A partir dele, proponha algumas perguntas para discussão
- Você já tomou alguma vacina? Para que somos vacinados?
- Em sua trajetória, Oswaldo Cruz estudou bastante para produzir diferentes vacinas. Como você imagina que uma vacina pode ser produzida?
- De uma forma geral, de que forma as vacinas agem no organismo?
PONTO DE ATENÇÃO: Nesta fase da aula, não há necessidade de corrigir as falas dos alunos, mas apenas guiar as perguntas para instigar a reflexão e a participação.
2. Explique a atividade: Nessa proposta, os alunos deverão atuar como cientistas. O objetivo é explicar de forma mais aprofundada a última das questões do momento de reflexão, sobre a forma como as vacinas agem no nosso organismo. Divida a turma em grupos pequenos, de até quatro participantes.
3. Compartilhe cartões informativos: Por meio do envio de arquivo ou exibindo na tela da plataforma síncrona, mostre aos alunos cinco cartões com as seguintes palavras-chave e suas definições: vacina, antígeno, anticorpo, patógenos e prevenção. Na sequência, envie ou exiba a seguinte indicação em um cartão: "Surto Pandêmico de coronavírus (covid-19) chega ao Brasil".
3. Organizando os cartões: Peça então que os alunos organizem as etapas de ação para a busca por uma vacina contra o COVID-19 a partir das definições dos cartões. Permita que os alunos dialoguem e construam as suas ideias em conjunto por 15 minutos. Depois, peça que cada grupo compartilhe o resultado de suas construções, apresentando suas sequências de ideias.
PONTO DE ATENÇÃO: Não há uma ordem certa ou errada para os cartões, explica a professora Denise. Os alunos podem começar falando, por exemplo, da própria vacina e de como ela pode induzir uma resposta antigênica que produz anticorpos, mas também, é possível iniciar pela necessidade de produção de anticorpos para se prevenir uma doença e só então falar da vacina. O importante é que os grupos usem todos os cartões em suas explicações.
4. Contextualize a atividade com o método científico: Explique aos alunos que o trabalho de organizar esses cartões tem grande relação com o método científico e contempla os seguintes passos:
- A observação de um problema, representado pelo cartão “Surto Pandêmico de coronavírus chega ao Brasil”.
- A formulação de hipótese durante a análise das definições de vacina, antígeno, anticorpo, patógenos e prevenção.
- A experimentação e construção da teoria ao organizar cada um desses cartões em uma ordem que faça sentido na busca por uma vacina.
- A confirmação, que envolve o compartilhamento da sequência estabelecida por cada grupo para os cartões com o restante da turma.
Destaque que o trabalho científico também é realizado dessa forma, com análises em pares e pequenos grupos de experimentação, com posterior ampliação para grupos maiores de testagem das hipóteses.
5. Para finalizar: Sugere-se um momento de discussão sobre mitos e verdades sobre vacinas, abordando a questão do uso de microorganismos atenuados/mortos e possíveis reações, movimento antivacina, dentre outros temas que o professor julgar pertinente no momento. Para complementar as informações corretas sobre vacinação, recomenda-se exibir a reportagem “Como as vacinas são produzidas?”, da TV Gazeta, de São Paulo (SP), com entrevista ao pesquisador em imunização do Instituto Butantan, Alexander Precioso.
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