PARA SE APROFUNDAR

E-book: como 6 importantes vacinas foram descobertas

Confira um material que resume como a ciência garantiu a imunização contra a varíola, a raiva, a febre amarela e outras doenças

A OMS estima que as vacinas evitem de 2 milhões a 3 milhões de mortes por ano. Ilustração: Rafael Nunes/NOVA ESCOLA

A humanidade sempre sofreu com doenças que resultaram em quantidade incalculável de mortes. Foram necessárias centenas de anos para que a ciência descobrisse vacinas ou medicamentos adequados para cada enfermidade. O que parece episódio remoto da história surge agora diante de nós com a pandemia da covid-19. Novamente, vivemos a experiência de lidar com uma doença tão contagiosa quanto agressiva, contra a qual não temos defesa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que por todo o mundo as vacinas evitem entre 2 milhões e 3 milhões de mortes anualmente. Outro 1,5 milhão de mortes poderia ser impedido se a população tivesse acesso irrestrito à cobertura vacinal. “As vacinas são uma das ferramentas mais poderosas da história da saúde pública, e agora mais crianças estão sendo imunizadas do que nunca”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em relatório da entidade divulgado em julho deste ano. 

Que tal estudar, com a turma, alguns episódios marcantes da história da ciência em relação às vacinas? Você pode tomar como ponto de partida o e-book em PDF, disponível no botão abaixo. Reunimos as histórias de descoberta e produção de algumas das vacinas mais importantes para a humanidade e que garantiram maior proteção e qualidade de vida para a população mundial. Baixe e compartilhe com os colegas e alunos. 

BAIXE O E-BOOK

Mais sobre esse tema