Sugestão de Atividade

Língua Portuguesa: narrativas digitais para expressar os sentimentos na quarentena

Com a ajuda da música Dias Melhores, da banda Jota Quest, professora trabalhou o acolhimento com os alunos do 8º ano, sem se esquecer do conteúdo

A professora de Língua Portuguesa Verônica dos Santos, da EMEB Liége Gama Rocha, aposta em momentos de troca e conexão com os alunos. Foto: Itawi Albuquerque/NOVA ESCOLA

Para tratar do tema narrativas digitais com as turmas do 8º ano da EMEB Liége Gama Rocha, a professora de Língua Portuguesa Verônica Maria Silva dos Santos escolheu trabalhar os sentimentos e as sensações na quarentena. 

A sequência didática foi aplicada ao longo de uma semana com os alunos conectados às aulas síncronas e, depois, adaptada para atividade impressa retirada na escola ou entregue aos alunos sem conexão de internet em casa.

A emoção foi o fio condutor com as turmas que estavam juntas e conectadas. 

“Todos ficaram muito emocionados em explorar o tema da música Dias Melhores, da banda Jota Quest. Foi um momento de troca importante e de conexão com os alunos, antes de entrar no tema das narrativas”, conta a professora. 

O material adaptado e impresso também buscou aproximação com os estudantes, embora de forma diferente. “É claro que não foi possível ter o mesmo momento de emoção, mas achei importante incluir no material muitos questionamentos para que os jovens compartilhassem suas sensações”, conta. 

Veja o passo a passo para aplicar esta atividade, tanto on-line quanto off-line: 

ATIVIDADE: SENTIMENTOS NA QUARENTENA

On-line ou off-line, atividade usa música e gêneros digitais para acessar os alunos


Indicado para: Turmas do 8º ano

Ferramentas: Plataforma de aula síncrona (Zoom ou Google Meet, por exemplo) ou lives feitas em perfis da turma ou escola no Instagram/Facebook/YouTube e produção de material impresso com lista de questionamentos. 


PASSO A PASSO PARA AULAS SÍNCRONAS 

PONTO DE ATENÇÃO: Trata-se de uma sequência didática com três aulas síncronas. Faça adaptações que julgar necessárias, de acordo com a realidade da sua turma. Clique no botão abaixo para acessar o material produzido pela professora.

Aula 1:

1. Apresente o tema da aula para a turma: Conecte-se à turma por meio da plataforma escolhida. Com todos presentes remotamente, apresente o tema da aula e, na sequência, exiba o videoclipe Dias Melhores do Jota Quest. Após isso, abra espaço para que os alunos deem suas opiniões sobre o momento em que estão passando em casa, com a família, com a comunidade escolar.

2. Após as exposições dos alunos, apresente exemplo de narrativa digital que trata do mesmo tema: Você pode aproveitar o exemplo a seguir (A escola em tempo de pandemia, disponível no YouTube). Analisem juntos a estrutura da narrativa digital apresentada no vídeo e estimule os alunos a listarem as diferenças para uma estrutura da narrativa tradicional.

3. Solicite aos alunos a produção de narrativas digitais sobre suas vivências neste período da quarentena: Destaque as especificidades dos novos ambientes de estudo e a nova rotina dos alunos e professores durante a pandemia, como possíveis temas a serem abordados. Interessante expor ainda alguns recursos digitais e aplicativos que podem ser usados na produção do texto digital, como app de edição de vídeo ou de criação de animações.

Aula 2:

4. Estimule o trabalho em conjunto e as trocas de conhecimento: Os alunos que já produziram suas narrativas digitais podem apoiar os colegas que ainda estão produzindo sua atividade. Com as plataformas digitais, é possível que os alunos compartilhem suas telas para demonstrar o uso de aplicativos de edição de imagens ou de aplicação de legendas, por exemplo, para quem tiver dúvidas. 

Ao final do encontro, informe que a próxima aula será de apresentação das narrativas criadas.

Aula 3:

5. Socialização das narrativas digitais: Exiba as narrativas criadas e peça a cada aluno autor para detalhar suas inspirações e como realizou sua criação. Os vídeos criados pelos alunos podem ser enviados para o professor e agrupados em perfil no Instagram ou em conta da turma no YouTube, por exemplo. Assim poderão ser assistidas em outras ocasiões e até por outras turmas. 


PASSO A PASSO PARA AULAS ASSÍNCRONAS

1. Envie o material: Baixe, clicando no botão abaixo, a atividade produzida pela professora Verônica. Você pode pedir que os alunos a imprimam ou providenciar o envio das folhas impressas, se a sua escola criou algum esquema de distribuição de materiais físicos. Caso não possam imprimir ou não haja meios de entregar a atividade em mãos, os alunos podem utilizar o material como guia e registrar as respostas no caderno. Do ponto de vista do conteúdo do material, perceba que Verônica se preocupou em sondar também os sentimentos dos alunos e deixou uma mensagem de apoio e esperança ao final, além de reforçar as instruções para os cuidados sanitários, como o uso de máscara: 

BAIXE O ARQUIVO

2. Apresente a letra escrita da música: No caso, a professora escolheu Dias Melhores, da banda Jota Quest, mas você pode substituir por outra música com temática semelhante e fazer todas as adaptações que julgar necessárias.

3. Peça que os alunos respondam por escrito: Proponha uma sequência de questionamentos sobre as impressões do aluno sobre a letra da música, situações e sentimentos vividos ao longo da pandemia ou perspectivas sobre o futuro.

4. Por último, peça aos alunos que narrem, por escrito, uma história: Pode ser real ou imaginária, colocando-se como personagem principal, e tendo como mote as experiências vividas na quarentena. Importante alertar para que a narrativa precisa ser contextualizada, com datas, local, situação vivida. Também estimule a criação de personagens. Determine, ou não, o número de linhas ou tamanho do texto.

5. Lembre-se de pedir uma devolutiva dos alunos sobre a atividade: Ao final da atividade, peça que os alunos descrevam a lição aprendida com a história narrada. Além disso, é interessante sondar o que os estudantes - especialmente aqueles que não estão conseguindo se conectar - acharam da atividade. No material (que você pode baixar aqui), a professora elenca uma série de perguntas nesta linha: “Você gostou da atividade?” “Sentiu alguma dificuldade? Qual?”

Mais sobre esse tema