Festa junina, cultura popular e interação com a ajuda do celular na EJA
Uma festa junina pelo celular foi a maneira que a professora Renata Gibelli encontrou para construir memórias com seus alunos da EJA em 2020
O WhatsApp se tornou um grande aliado da professora Renata Gibelli, que leciona História do CIEJA Professor Francisco Hernani Alverne Facundo Leite, no bairro de Interlagos, em São Paulo. O aplicativo tem sido útil para manter os laços de afeto com seus alunos e é ferramenta importante em todo o processo de aprendizagem durante o ensino remoto.
Para além da comunicação aberta e constante entre professores e alunos, o próprio conteúdo das aulas pode ser usado como forma de vínculo. Renata conta que muitos de seus alunos são nordestinos ou têm ascendência e familiares em estados do Nordeste brasileiro. Por isso, na hora de trabalhar cultura popular, ela caprichou no figurino e no carinho para chamar os estudantes a participarem das discussões.
O objetivo da atividade é trabalhar os traços da cultura nordestina nos nossos lugares de vivência dos próprios alunos, para que eles identifiquem em seus cotidianos e repertórios características desta cultura.
Com base na experiência da professora Renata, elaboramos um passo a passo para que você possa replicar a atividade ou adaptá-la para trabalhar qualquer outro aspecto da cultura.
ATIVIDADE: FESTA JUNINA NO CELULAR
Um passo a passo para ser adaptado a qualquer época do ano
Indicado para: Todas as turmas do Ensino Fundamental 2
Materiais: crônica Uma historinha de São João, de Cidinha da Silva, disponível no livro Cada tridente em seu lugar (Kuanza Produções) - você pode escolher outro texto com a mesma temática.
Na BNCC: a atividade trabalha aspectos da Competência 4: “Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”
PASSO A PASSO
1. Convide os alunos com antecedência para que se organizem para participarem da aula síncrona: Pouco antes da hora marcada, reforce o convite de forma afetuosa e pergunte se estão animados para a aula. A professora Renata costuma usar fotos com balões de diálogo como forma de aproximação.
2. Envie pelo WhatsApp trechos de músicas que dialoguem com o tema da aula: Renata conta que os alunos tomaram um susto, se divertiram, e foi uma boa forma de descontrair e fazer com que todos entrassem no clima.
3. Envie o material da atividade: Renata utilizou um texto sobre as comemorações do São João no Brasil, já que esse era o tema da sua aula, mas você pode usar a temática que considerar mais adequada para sua turma.
4. Foco nas memórias: Faça algumas perguntas para que os alunos localizem informações no texto, mas esse não é o principal: elabore uma questão central sobre memórias juninas e estimule os alunos a compartilharem suas experiências, da forma que quisessem.
PONTO DE ATENÇÃO: Áudios no WhatsApp são também uma forma de contornar outra dificuldade imposta pelo ensino remoto: aqueles alunos que ainda não têm a escrita bem desenvolvida conseguem continuar participando das aulas de maneira mais eficiente do que se as atividades fossem apenas por escrito.
Renata conta que muitos mandaram fotos antigas e contaram experiências passadas, mas também compartilharam suas experiências de como estavam sendo as festas juninas durante a pandemia.
5. Agradeça o encontro: Ao receber a tarefa de cada aluno, faça questão de agradecer individualmente ao empenho. Renata optou por mandar um áudio com uma música. “Conheço um pouco o jeito e gosto de alguns, então escolhia algo que acreditava que iriam gostar”, conta a professora.
PONTO DE ATENÇÃO: O WhatsApp também facilita o acesso às atividades de quem tem outras inúmeras obrigações, como é comum na EJA. Alunos que estavam trabalhando ou no transporte público puderam interagir mandando áudios e fotos.
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