Sugestão de Atividade

Aula de História: A importância dos clubes sociais negros no Sul do Brasil

Dirigida para alunos do 9º ano, atividade revisita os espaços de socialização negra no Rio Grande do Sul

Atividade joga luz sobre as agremiações, que eram espaços importantes de convivência e resistência para mulheres e homens negros. Ilustração: Yara Santos/NOVA ESCOLA

Os chamados clubes sociais negros foram agremiações surgidas no período pós-Abolição no Brasil. Eles eram importantes espaços de convivência, resistência e identidade para os seus frequentadores - homens e mulheres negros. 

Na atividade a seguir, elaborada por Helen da Silva Silveira, mestranda em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisadora dessas organizações no estado, você vai explorar com as turmas do 9º ano a história dos clubes sociais negros no Rio Grande do Sul, estado ainda muito associado à presença branca europeia, mas com importante história negra.  

A seguir, acompanhe o passo a passo e faça o download dos textos de apoio preparados especialmente para esta Caixa. Todo o material foi produzido com o apoio da consultora Sherol dos Santos, historiadora especialista do Time de Autores de NOVA ESCOLA e professora da rede estadual do Rio Grande do Sul.

CLUBES SOCIAIS NEGROS: IDENTIDADE E RESISTÊNCIA

Convide as turmas do 9º ano para conhecer a história das agremiações surgidas no pós-Abolição 


Indicado para: Turmas do 9º ano 

Materiais necessários:

No caso do desenvolvimento da atividade em aulas presenciais:
- Lousa
- Giz
- Folhas A4
- Caderno e canetas esferográficas
- Texto de apoio para o professor: Livro Organizações Negras de Santa Maria: Primeiras associações negras dos séculos XIX e XX, disponível neste link.

- Texto de apoio para os alunos: neste documento elaborado pela professora Helen da Silveira, você encontrará informações sobre clubes sociais negros do Rio Grande do Sul, bem como os estatutos das organizações e fotos da época. Clique no botão abaixo para fazer o download:

BAIXE O ARQUIVO

No caso do desenvolvimento da atividade em aulas remotas:

- Computador ou celular com acesso à internet

Na BNCC: 

EF09HI03 - Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-Abolição e avaliar os seus resultados

EF09HI04 - Discutir a importância da participação negra na formação econômica, política e social do Brasil


PASSO A PASSO

1. 
Inicie a aula perguntando para a turma se eles conhecem alguma associação ou clube: aqui o objetivo é fazer um primeiro diagnóstico para descobrir o que os alunos já conhecem sobre o tema.

2. Envie os textos de apoio para leitura dos alunos: Repasse os textos disponíveis nesta atividade para os alunos. Neles, você encontrará informações sobre a história e o funcionamento de alguns clubes sociais negros do Rio Grande do Sul (baixe o arquivo clicando no botão que fica na lista de materiais desta sugestão).

Caso você esteja trabalhando presencialmente, imprima os textos e distribua para a turma. No ensino remoto, envie com antecedência os materiais para os alunos por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta que funcione para a sua turma. 

Aqui é interessante ressaltar que a população negra não foi “jogada à própria sorte”, mas sim, que o governo da nascente República concentrou parte dos seus esforços em manter essa população sob vigilância e controle, às margens da sociedade. Em contrapartida, as comunidades negras buscaram formas de sobreviver a essas opressões e vigilâncias de forma coletiva, seja com os clubes que apresentamos aqui, seja em outros formatos, como as escolas comunitárias, escolas de samba, terreiros e irmandades religiosas. Em comum, todas essas organizações têm o auxílio mútuo como característica.

3. Reflita com os alunos sobre as principais características dos clubes sociais negros: Alguns pontos de partida para reflexão podem ser: quais eram os motivos da fundação desses clubes? Quais eram as suas principais atividades? Quanto tempo eles existiram? Quais projetos desenvolveram? 

Incentive a turma a prestar atenção na quantidade e diversidade de organizações negras. Chame atenção para o fato de que elas ficam em um estado do país (Rio Grande do Sul) que, geralmente, é visto como branco, imigrante, sem a presença de negros.  

4. Divida a turma em grupos: Na sequência, forme grupos de até quatro alunos e peça para que cada um deles escolha um clube social negro para analisar, prestando atenção nas características e objetivos de cada um deles. 

Neste ponto, é esperado que os alunos notem que nem todos os clubes sociais faziam as mesmas atividades ou eram frequentados pelas mesmas pessoas. Cada um tinha objetivos próprios, mas todos se relacionavam de alguma forma com a construção da vida em liberdade. 

5. Compartilhe as descobertas e reflexões: Convide os alunos a apresentarem para o restante da turma o que foi aprendido. Neste momento,  pode usar o mapa do arquivo (ou o Google Maps) para localizar em que pontos da cidade estavam localizadas essas associações. Pergunte o que eles entenderam e aprenderam com isso. Se você optar por fazer esse passo em três aulas, cada fala pode durar de 10 a 20 minutos.

6. Avaliação: Além da atenção e participação em aula, avalie se a atividade pedida foi efetuada com o devido empenho e se os alunos de fato alcançaram os objetivos de aprendizagem, compreendendo quais eram as principais características da época e das organizações tratadas na atividade. 

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