De professor para professor

“Com os games, os estudantes deixaram de ver o erro como uma punição”

Conheça a história de Leandro Mendonça do Nascimento, professor de Matemática no Rio de Janeiro. Quando ele começou a criar os próprios jogos eletrônicos e trabalhá-los em aula, a apatia da turma acabou

Ilustração de professor com elementos de video games sobre uma mesa.
Ilustração: Nathália Takeyama/NOVA ESCOLA

Quer saber como um professor de Matemática tem trabalhado jogos eletrônicos com seus alunos? No relato abaixo, Leandro Mendonça do Nascimento conta como passou a desenvolver games com foco na aprendizagem e no uso na gamificação como ferramenta metodológica. Confira!

divisória

“Precisamos nos valer de tecnologias que estão ao alcance da garotada”

Por Leandro Mendonça do Nascimento

Minha história com os jogos eletrônicos tem a ver com a vontade de mudar a perspectiva que os alunos tinham da Matemática. Queria que o estudo da disciplina fosse divertido e desafiador para eles. E não algo engessado, rígido, como era até então. 

Tudo começou em 2016, quando eu fazia mestrado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Eu e meu colega Rafael Costa passamos a desenvolver jogos eletrônicos em algumas plataformas de criação de atividades disponíveis na internet, como Wordwall, Kahoot e Quizizz (leia mais sobre esses recursos aqui). Para desenvolver os games, consideramos as necessidades dos alunos, os interesses deles em personagens e temáticas e nas habilidades matemáticas que queríamos que desenvolvessem. 

A partir de então, tomo muito cuidado para manter o foco na aprendizagem, não trabalho com os games de forma isolada. Uso a gamificação como ferramenta metodológica, inserindo elementos dos jogos, como a superação de fases, a competição entre equipes e a colaboração entre pares para manter a turma motivada o ano todo e numa posição protagonista.

No início, lancei mão dos super-heróis, como Homem-Aranha, Hulk, Capitão América e Super-Homem, e construí jogos eletrônicos de tabuleiro, caça-palavras e outros games em que a turma tinha de solucionar problemas relacionados à equação de segundo grau e a operações de multiplicação e divisão, por exemplo. 

Algo inédito que eu e Rafael fizemos foi usar o Geogebra, um software gratuito de Geometria, para construir jogos eletrônicos. Com ele, criei, por exemplo, um jogo de tabuleiro com super-heróis. Para jogar, é preciso solucionar problemas relacionados a operações com números inteiros, o que permite avançar as casas da trilha. Atualmente, nós dois trabalhamos com formação de professores especificamente sobre o uso do Geogebra para desenvolver jogos. 

Acho importante nós, professores, nos valermos das tecnologias que estão ao alcance da garotada, pois antes ficávamos restritos aos recursos da escola, como o projetor. Não precisa ser mais assim: mesmo quem não tem celular pode usar o aparelho dos colegas para fazer as atividades com games.  

Sei que pode parecer complicado fazer um game para usar com os alunos, mas as plataformas são muito simples de usar. O segredo é ir mexendo em cada uma delas e testar as ferramentas. Também existem muitos tutoriais na internet sobre cada site (confira algumas dicas). No mais, buscar parceria com outros educadores para trocar experiências e saberes é maravilhoso e ajuda muito. 

Confesso que, para mim, o maior desafio nessa história toda foi superar minha concepção de aula, abandonar o modelo tradicional para investir em uma dinâmica completamente diferente, em que os estudantes são os verdadeiros protagonistas. Antes, achava que para que eles aprendessem deveriam ficar quietos e se concentrar no que eu tinha a ensinar. Agora, vejo que a concentração aparece naturalmente quando os estudantes sabem que têm de entender os mecanismos dos games, pensar em conceitos matemáticos e nas habilidades relacionadas, para jogar e se dar bem. 

O resultado do uso de todos esses recursos em aula foi transformador. Se antes era comum ter alunos apáticos, o cenário mudou. Eles se engajaram. Deixaram de ver o erro como uma punição. Hoje, são obstáculos a serem superados – afinal, nos jogos sempre é possível e necessário aprender uma estratégia para avançar e mudar de fase. Fica claro que errar não determina o fim, faz parte de um processo de aprendizagem. 

Além disso, ao jogar, a turma vai se apropriando das dificuldades e dos conhecimentos que tem. Como professor, ao usar essas plataformas on-line, posso organizar os dados de participação e a pontuação dos alunos e consigo ver em que conteúdos e habilidades preciso concentrar os esforços para ajudá-los no desenvolvimento do conhecimento.


Leandro Mendonça do Nascimento, professor de Matemática no Ensino Fundamental 2 da Escola Profa. Dulce Trindade Braga, em Duque de Caxias (RJ), e da Escola Prefeito Juarez Antunes, no Rio de Janeiro (RJ).

divisória

Mais sobre esse tema