Parceria:

PARA SE APROFUNDAR

Infográfico: Reflita sobre mobilidade a partir dos caminhos indígenas

Resgate o ancestral Caminho do Peabiru para abordar como eram as primeiras redes de transporte e comunicação do Brasil

Ilustração do mapa do Brasil com marcações sobre o Caminho do Peabiru e símbolos de elementos que eram trocados pelos indígenas na época.
Ilustração: Pedro Hamdan/NOVA ESCOLA

Antes da chegada dos colonizadores na América do Sul, diferentes grupos indígenas abriram caminhos em meio à mata virgem para facilitar migrações e a troca de alimentos, instrumentos e conhecimentos. O Caminho do Peabiru, que ligava Cuzco, no Peru, aos litorais paulista e catarinense no Brasil, é um dos principais exemplos de trilha desse período.  

Posteriormente apropriado pelos colonizadores, como os jesuítas e os bandeirantes, o Caminho do Peabiru, assim como outras trilhas indígenas, contribuíram para o surgimento de povoados e algumas das atuais rodovias do país. Portanto, refletir sobre esses caminhos pré-coloniais e a transformação que tiveram no decorrer dos anos é uma maneira de analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. 

Para auxiliá-los nesta empreitada, preparamos um infográfico sobre o Caminho do Peabiru com o apoio do professor Guilherme Theobaldo Yamaguti, autor do Plano de Aula Caminhos indígenas: as primeiras redes de transporte e comunicação do Brasil. Confira:

BAIXE O INFOGRÁFICO

Mais sobre esse tema