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PARA USAR COM OS ALUNOS

5 inovações em mobilidade urbana para trabalhar com os alunos

Ciclovias, semáforos inteligentes e mais soluções para abordar a partir de diferentes componentes curriculares

Ilustração de cruzamento com inovações tecnológicas para melhorar a mobilidade urbana. Na cena temos ciclofaixa, semáforo inteligente e ponto de estacionamento de bicicletas.
Ilustração: Pedro Hamdan/NOVA ESCOLA

Cidades inteligentes são aquelas que fazem uso da tecnologia e outros recursos para garantir o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de seus cidadãos. O termo engloba pautas que versam sobre educação, segurança, saneamento e, claro, mobilidade. 

Nos últimos anos, o investimento em inovações nessa área tem sido significativo. Ciclovias, aplicativos de compartilhamento de veículos e semáforos inteligentes são apenas alguns exemplos de iniciativas que podem ser ponto de partida para introduzir a discussão sobre o futuro que desejamos com os alunos. 

Pensando nisso, Maria Ediney Silva, doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Time de Autores de NOVA ESCOLA, sugere cinco inovações em mobilidade urbana para abordar em sala de aula que trabalham diferentes habilidades da BNCC. Confira:

Divisória ilustrada para o especial em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen.

CICLOVIAS

Como trabalhar nas aulas: Previamente, selecione uma cidade onde existam ciclovias disponíveis para uso. É possível utilizar a própria cidade ou explorar outros municípios do país, como São Paulo, Brasília e Fortaleza, capitais com grande malha cicloviária. Em seguida, determine um trajeto no mapa onde o recurso seja utilizado, compartilhando-o com os estudantes. Leve-os a argumentar sobre a importância da ciclovia naquele trecho e de que forma ela impacta a mobilidade local. Vale abordar aspectos da paisagem e distribuição espacial, além de observar o fluxo do tráfego no local. 

Habilidade da BNCC de Geografia relacionada:
EF07GE09 - Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.


COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS E PATINETES ELÉTRICOS

Como trabalhar nas aulas: Apresente aos alunos notícias e reportagens sobre a chegada ou expansão do serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos em cidades brasileiras nos últimos anos. Oriente-os a buscar informações sobre quais regiões da cidade estão localizados esses pontos de aluguel e aponte o fato de, muitas vezes, a oferta dos veículos ser maior em áreas centrais. Mobilize-os a investigar os motivos para essa distribuição, refletindo sobre a relação centro–periferia.

Habilidade da BNCC de Geografia relacionada:
EF08GE16 - Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.

EF08GE17 - Analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zonas de risco.

Habilidade da BNCC de Língua Portuguesa relacionada:
EF69LP03 - Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.


SEMÁFOROS INTELIGENTES

Como trabalhar nas aulas: Apresente aos alunos como funcionam os semáforos inteligentes. Em seguida, oriente uma pesquisa sobre quais cidades brasileiras fazem uso da tecnologia e qual o impacto no dia a dia da população e na dinâmica urbana. Faça perguntas como: quais as vantagens deaaa tecnologia? Ela faz sentido para a nossa realidade? Por quê? Por fim, proponha uma análise do trânsito na cidade onde moram – com o apoio de mapas digitais como o Google Maps –, para que investiguem a possibilidade de instalação dos semáforos inteligentes em determinados pontos da cidade.

Habilidades da BNCC de Geografia relacionadas:
EF07GE09 - Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

EF08GE03 - Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).


ROTAS ACESSÍVEIS EM MAPAS DIGITAIS

Como trabalhar nas aulas: Aborde com os alunos o termo “Pessoas com Mobilidade Reduzida” (PMR) e relacione-o ao conceito de acessibilidade. Em seguida, peça que levantem as dificuldades que as PMR podem enfrentar para se locomover na cidade, apontando coletivamente possíveis soluções. Para apoiar a investigação dos estudantes, apresente a ferramenta do Google Maps que indica rotas acessíveis para determinados trajetos. Oriente a turma a explorar a tecnologia e fazer a sondagem em diferentes horários e pontos da cidade, observando quais são as possíveis mudanças no trajeto. 

Habilidades da BNCC de Geografia relacionadas: 
EF07GE09 - Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.


FILTRAGEM DE AR NO TRANSPORTE PÚBLICO

Como trabalhar nas aulas: Compartilhe com os estudantes notícias sobre a instalação de dispositivos de filtragem de ar em uma frota de ônibus no Reino Unido. Relacione esse fato com a pandemia de covid-19 e as formas de transmissão do novo coronavírus. Em seguida, proponha aos alunos o exercício de identificar rotas de ônibus da própria cidade, pontuando onde há um fluxo maior de pessoas no transporte público e quais os horários de trânsito mais intenso. Para concluir, peça para que proponham possíveis soluções, além da filtragem de ar, para amenizar os riscos daqueles que precisam se deslocar pela cidade em meio à pandemia. 

Sugestão de notícias:
Filtragem de ar combate coronavírus em transporte

Empresa de ônibus do Reino Unido instala purificador de ar que combate coronavírus para proteger seus motoristas

Habilidade da BNCC de Ciências relacionada: 
EF07CI09 - Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica e atmosférica, entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

Habilidades da BNCC de Geografia relacionadas: 
EF07GE09 - Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

Divisória ilustrada para o especial em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen.

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