Parceria:
Atividade de Ciências: Os benefícios e desafios do carro elétrico
Reflita com os alunos sobre a ciência e as adequações urbanas necessárias para tornar acessível esta inovação a partir de uma atividade com base em uma metodologia ativa
Menos poluente, silencioso e livre de fumaça. Mas, também, muito mais caro e dependente de constante recarga. Eis alguns dos prós e contras que envolvem a discussão em torno da viabilidade do carro elétrico – tecnologia capaz de aliar desenvolvimento e sustentabilidade nos centros urbanos.
Mas, afinal, como esses veículos funcionam? E quão preparadas estão nossas cidades para recebê-los? Nesta sugestão de atividade voltada para os alunos do Ensino Médio, elaborada pelo professor Osmar Ogashawara, do curso de Engenharia Elétrica da UFSCar, propomos a investigação destes e outros aspectos abarcados pelo carro elétrico. Confira:
ATIVIDADE: O CARRO ELÉTRICO COMO OPÇÃO DE MOBILIDADE
Aborde com os alunos de Ensino Médio os benefícios desse tipo de veículo e os desafios para ampliar seu uso por meio de uma proposta baseada na metodologia fishbowl
Indicado para: Turmas de Ensino Médio
Materiais: Vídeos sobre carros elétricos (confira no passo 2); Aplicativo Jamboard para aulas remotas.
Habilidade da BNCC de Ensino Médio: EM13CNT106 - Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo–benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.
PASSO A PASSO
1. Introduza o tema com os alunos: Comece a aula questionando os estudantes sobre o que eles sabem sobre o carro elétrico a fim de avaliar o conhecimento deles sobre o assunto. Entre as perguntas que podem ser feitas estão: Quem sabe o que é um carro elétrico e como ele funciona? Quais os principais componentes de um carro elétrico? Quais as vantagens de usar esse carro? E os problemas?
2. Solicite uma pesquisa: A fim de que consigam responder às questões levantadas na etapa anterior, solicite aos estudantes uma pesquisa sobre carros elétricos e seus principais componentes, tais como bateria, máquina elétrica e os conversores de eletrônica de potência. Peça também para que investiguem como a energia elétrica se transforma em energia mecânica, colocando em prática os conhecimentos que aprenderam em Física. Ou ainda sobre o funcionamento da bateria a partir daquilo que viram em Química. Outro ponto importante da pesquisa deve ser a investigação das razões pelas quais o carro elétrico é apontado como uma solução sustentável de mobilidade e quais modificações as cidades, no que diz respeito à infraestrutura, precisam incorporar para torná-lo uma realidade acessível. Os vídeos abaixo podem ser compartilhados com os alunos a fim de auxiliar essa investigação.
Vantagens e Desvantagens do Carro Elétrico
Baterias dos Carros Elétricos
A Carga Elétrica e o Spin - Experimento
3. Divida a turma em equipes. Peça, então, para que os estudantes formem equipes com até seis estudantes e escolham um tema relacionado à pesquisa que fizeram sobre o carro elétrico para realizar uma atividade denominada “fishbowl”. Para desenvolvê-la, uma equipe deverá ocupar o círculo interno, conforme mostrado na figura abaixo. Esta mesma roda deverá conter uma cadeira vazia. As outras equipes deverão formar, por sua vez, o círculo exterior, posicionados para dentro.
4. Peça para que debatam o tema. Os alunos no círculo interno então discutirão o tema predeterminado. A fala de todos deverá ser respeitada e garantida. Nesse momento, os alunos do círculo de fora estarão apenas ouvindo a discussão, fazendo suas anotações. Quando alguém do círculo externo desejar contribuir com sua fala, deverá então ocupar a cadeira vazia do círculo interno. Nesse momento, alguém desta roda deverá sair, liberando sua cadeira para que sempre haja um assento vazio à espera de uma nova contribuição.
Ponto de atenção: Para aulas síncronas on-line, pode-se usar a ferramenta Jamboard do Google. O Jamboard permite inserir figuras geométricas, imagens (como as cadeiras), textos ou notas adesivas (com os nomes). Assim é possível identificar quem são os participantes e organizá-los espacialmente no ambiente virtual. Quando o estudante quiser falar, basta que ele movimente o texto ou nota adesiva com seu nome para a cadeira vazia no centro. Neste momento, alguém que estava ocupando este círculo interno deverá sair para deixar um assento vazio.
5. Sistematize a discussão. Peça para que a turma escolha um estudante para ser o relator da atividade e outro, o observador. O relator deverá resumir e apresentar o produto das discussões do grupo, listando as vantagens e desvantagens do uso do carro elétrico. O observador, por sua vez, deverá descrever suas percepções quanto à dinâmica do trabalho desenvolvida pelo professor. A dinâmica da atividade foi respeitada? Todos tiveram a chance de falar sobre o que pesquisaram? O que poderia ser aprimorado?
6. Tire as dúvidas e compartilhe os aprendizados. Para concluir a atividade, faça uma roda de conversa com os alunos. As dúvidas que eles tinham sobre veículos elétricos foram respondidas? Quais foram os principais aprendizados que obtiveram por meio da atividade? Aproveite este momento para tirar eventuais dúvidas que persistirem e, se for o caso, propor uma nova atividade no formato “fishbowl” focada em algum aspecto que precisa ser aprofundado.
Mais sobre esse tema