Para saber ainda mais

Sugestões para fortalecer o repertório sobre Consciência Negra

Vídeos, áudios e leituras que ajudam a questionar visões sobre o Brasil e a África

O marinheiro João Cândido, líder da Revolta da Chibata, em 1910

Expandir o repertório do educador a respeito da temática étnico-racial é muito importante para combater a discriminação, desconstruir estereótipos e garantir a equidade para todos os alunos. Com isso em mente, convidamos a escritora Jarid Arraes, autora de As Lendas de Dandara (Editora De Cultura) e a historiadora, especialista do Time de Autores de Nova Escola e consultora desta Caixa de Nova Escola Box, Sherol dos Santos, para selecionar obras que podem fortalecer a sua formação. Confira as recomendações: 

Para assistir / Mytikah

Produzida pela TV Brasil, a animação Mytikah conta com episódios sobre importantes personalidades negras da história brasileira, como Zumbi dos Palmares e Dandara. São 13 episódios de 7 minutos disponíveis aqui. 

Para assistir / Documentário sobre a Revolta da Chibata

Documentário para a TV mostra como marinheiros negros se revoltaram contra os castigos físicos utilizados pela Marinha. Ao ser abordado na escola, o episódio muitas vezes é retirado de seu contexto racial. Nesse filme, a importância do posicionamento dos marinheiros é reafirmada. Assista aqui. 

Para ouvir / Podcast Ideias negras

Nesse podcast, pesquisadores e intelectuais negrossão entrevistados para discutir diversos temas relacionados a questões étnico-raciais. Entre as pautas, empreendedorismo, beleza negra e o cabelo crespo, masculinidades e a produção artística feita por pessoas negras. Ouça aqui. 

Para estudar / Artigo para repensar a democracia racial

A ideia de que o Brasil foi fundado pela miscigenação de três raças – europeus brancos, indígenas e africanos – ainda é muito popular no país e fundamentou a formação de muitos dos professores. Mas há pensadores que criticam essa ideia e apontam como ela pode ter sido causadora do mito de que não há racismo no Brasil. O artigo Gilberto Freyre e Florestan Fernandes: O debate em torno da democracia racial no Brasil discute esse tema com base nas perspectivas de dois importantes pensadores brasileiros do século 20.

Para ler /Lueji, o Nascimento de um Império
Nesse livro, o autor angolano Pepetela apresenta a história de duas personagens principais: a rainha Lueji, que governou uma região do território antes do domínio português, e a jovem Lu, bailarina que vive na Luanda contemporânea. Uma boa obra literária para pensar sobre o passado e o presente de uma região do continente africano.

Para a formação / Educação antirracista 
Dois materiais, disponíveis no site do Ministério da Educação, ajudam nos primeiros passos para explorar as relações étnico-raciais na escola. O primeiro, Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais, traz sugestões de atividades e ações para todas as etapas da Educação Básica, além de um glossário de termos e expressões antirracistas. O outro, de 2005, contextualiza a Lei 10.639/2003 e a sua importância para o combate ao racismo no ambiente escolar. 

*Reportagem: Wellington Soares

Mais sobre esse tema