Matemática

Equações e operações: Prioridades e sugestões para o início do semestre das aulas de Matemática do 6º e 7º ano

Com base na BNCC, conheça aprendizagens consideradas inegociáveis para a progressão no componente curricular e caminhos possíveis para elaborar atividades que ajudem no desenvolvimento delas

Ilustração de professora em cadeira de rodas, anotando e analisando equações na lousa.
Ilustração: Yasmin Dias/NOVA ESCOLA

Com muitas aprendizagens a retomar e outras tantas a avançar nos poucos meses que restam até o fim do ano, pode ser importante ter atenção especial às que garantem a progressão das aprendizagens dos estudantes e que exigem por parte deles a mobilização de vários recursos ao mesmo tempo.

Para orientar o professor de Matemática dos anos finais do Fundamental, selecionamos uma habilidade focal por ano, com caminhos possíveis para elaborar atividades que ajudem no desenvolvimento desta. 

Para além da válida preocupação com as aprendizagens, neste início de semestre com algum modelo de retomada presencial das atividades, também é preciso cuidado com as turmas do 6º ano, que viveram a transição do Fundamental 1 para o Fundamental 2 em meio à pandemia. 

"Além de terem vivido isso no ensino remoto pela maior parte do tempo, eles saíram da turma com professor polivalente e agora têm vários professores, uma cisão que é maior do que podemos imaginar. Então é preciso muito acolhimento e paciência com esses alunos", explica Fernando Barnabé, do Time de Autores de NOVA ESCOLA e também diretor da rede Trilhas do Saber e da Edu.co Ensino Consultoria.

Confira as habilidades selecionadas pelo especialista para o 6º e o 7º ano. A tabela Habilidades prioritárias de Matemática - 6º ao 9º ano, desenvolvida por NOVA ESCOLA, traz as demais habilidades que podem ser priorizadas.

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No 6º ano: Operações com números racionais


Habilidade da BNCC:

EF06MA11 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.

Por que essa habilidade é prioritária? 

Essa habilidade é fundamental para a progressão das aprendizagens dos estudantes, porque, além de constituir a base para que outros cálculos mais complexos possam ser feitos futuramente, também trata de questões do cotidiano, como o sistema monetário.

Como trabalhar com os alunos em sala:

Proponha que os estudantes elaborem problemas envolvendo os números racionais na representação decimal. Essa é uma estratégia simples para verificar aprendizagens. Se a atividade tiver continuidade em casa, é possível pedir que os alunos troquem entre si os problemas elaborados para resolvê-los.

Como trabalhar com os alunos em casa:

Relacionar a habilidade às finanças facilita a compreensão do assunto. Por isso, proponha ao estudante que ele simule um mercado em uma brincadeira com o restante da família, em que será necessário somar o valor da compra e oferecer o troco. 

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No 7º ano: Equações do 1º grau


Habilidade da BNCC:

EF07MA18 - Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

Por que essa habilidade é prioritária? 

A linguagem algébrica e as equações de 1º grau serão essenciais para o estudante até o fim do Ensino Médio, não apenas na área de Matemática. 

Como trabalhar com os alunos em sala:

Na hora de apresentar o tema, reforce a diferença entre interpretar o símbolo de igualdade como apenas um indicativo de resultado da operação – como eles estão acostumados – e o de equivalência. Depois, mostre exemplos de como o texto matemático é uma linguagem tanto quanto o da Língua Portuguesa. Esse paralelo pode ajudar o raciocínio dos estudantes.

Como trabalhar com os alunos em casa:

É hora de colocar em prática a transformação do Português para o "Matematiquês". Para tanto, crie estratégias em que os estudantes sejam desafiados a escrever em sentenças matemáticas o que eles estão lendo em Português.

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