Para saber ainda mais

Agrotóxicos e transgênicos na aula de Ciências

Para articular a disciplina ao tema da agricultura, professora incentivou o pensamento científico e a análise de sementes de tomate

A professora de Ciências da EE Jácomo Stávale partiu das dúvidas dos alunos a respeito dos agrotóxicos para elaborar o trabalho. Foto: Milena Aurea/Nova Escola

Enquanto os alunos do 9º ano da EE Prof. Jácomo Stávale estudavam o contexto histórico da agricultura no Brasil nas aulas de Geografia e de História, em Ciências a discussão tomou outros rumos. Para se aprofundar no tema escolhido para o trabalho interdisciplinar, a professora Sara dos Santos Vergílio decidiu analisar os alimentos produzidos em grande escala até chegar em dois pontos polêmicos: transgênicos e agrotóxicos. 

Para ir além do senso comum, a educadora criou uma base de iniciação científica para que os alunos pudessem construir suas próprias perguntas e buscar as respostas. “A iniciação científica começa com as dúvidas que os alunos têm, o professor será apenas um norteador”, comenta Sara. O que é um alimento transgênico? Como é feita a modificação do DNA do alimento e por quê? O que são os agrotóxicos? Qual o impacto deles no dia a dia das pessoas? Questões como essas guiaram o processo de investigação das aulas. “Não cheguei com um roteiro pronto, pois acredito que o primeiro passo é identificar o que a turma sabe sobre o assunto e, dependendo das respostas, tentar identificar também de onde eles estão tirando essas informações, verificar a fonte. Às vezes um texto servia para uma turma e não servia para outra, então é preciso avaliar esses pontos”, sugere a professora de Ciências. 

Ao partir para a prática, a professora fez um experimento com as turmas. Ela pediu aos alunos que procurassem informações no rótulo de sementes de tomate, por exemplo. Foi então que os estudantes constataram a presença de agrotóxicos no alimento antes mesmo de este ser plantado. “Uma semente de tomate dessas que encontramos nos comércios tem validade de um ano, mas uma semente orgânica, sem substâncias químicas, dura de dois a três dias, e quis que meus alunos percebessem isso por conta própria”, conta Sara. 

Quer saber ainda mais? 

A professora Sara selecionou sites, artigos e reportagens para reforçar os conhecimentos dos professores sobre agrotóxicos e transgênicos. 

Sites

Revista Fapesp

Ciência para todos

Sociedade brasileira de história da ciência 

Secretaria de Educação do Paraná 

Embrapa – Agrotóxicos 

Mais sobre esse tema