Sequência didática para baixar: calculadora na prática
Pensada para turmas do 7º ano, atividade explora o uso da ferramenta no contexto da Educação Financeira
Nada melhor para trabalhar Matemática do que envolver os alunos na resolução de problemas reais. Foi o que fez o professor Fabricio Eduardo Ferreira, da EMEF Prof. Wagner Hage, em Pindorama (SP), que criou uma sequência didática para ser aplicada com turmas do 7º ano. Durante quatro aulas, os estudantes foram convidados a resolver situações de compras envolvendo porcentagens e juros através de cálculo mental, convencional ou com o auxílio da calculadora.
“Sempre que tenho dúvidas sobre o que fazer, procuro na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para rever quais habilidades estão previstas. Procurei e encontrei uma habilidade do 7º ano que sugere o uso da calculadora”, comenta Fabrício. Ele se refere a habilidade EF07MA02: “resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de Educação financeira, entre outros”.
Para realizar as atividades o professor deverá providenciar calculadoras, ou solicitar que os alunos utilizem a de seus smartphones; computador, projetor e slides. Há momentos em que os alunos deverão se juntar em grupos e também momentos individuais.
Confira a sequência completa clicando no botão abaixo. Você poderá baixá-la no seu celular ou computador e também imprimir para os seus alunos.
Mais sobre esse tema