Para saber ainda mais

Calculadora: como ir além do básico

Ensine para os seus alunos 4 funções mais avançadas da ferramenta

Calculadora científica no celular: é só virar o aparelho na posição horizontal para acessar funções mais avançadas da ferramenta. Foto: Dawison Pinheiro / Nova Escola

Além das conhecidas funções de somar, subtrair, multiplicar e somar, a calculadora também oferece a possibilidade da realização de cálculos mais complexos. Vamos explorar com os estudantes essa oportunidade? Após cada explicação, adicionamos uma sugestão de plano de aula produzida pelo Time de Autores de Nova Escola. 

Antes de começar, um ponto de atenção: caso a ferramenta disponível para uso seja de um modelo mais simples, oriente que os alunos abram o aplicativo Calculadora em seus celulares e virem o aparelho na posição horizontal. Desse modo, a tela exibirá uma calculadora científica na qual funções avançadas estarão presentes.

Raiz quadrada

Para calcular uma raiz quadrada utilizando a calculadora, basta apertar a tecla √ , na sequência o número do qual se deseja extrair a raiz e o sinal de =. Por exemplo: √ 12= 3,4641016151. Isso tornará possível solucionar de forma rápida problemas em que seja necessário calcular a raiz de números irracionais. 

Uma alternativa ao uso dessa função é propor problemas em que os alunos precisem encontrar um valor aproximado para as raízes sem utilizar a tecla √. Com o uso da calculadora, eles poderão multiplicar fatores iguais até chegar a um número aproximado. Por exemplo: em qual intervalo está a √12? Após testar diversas hipóteses com o auxílio da calculadora, os alunos deverão chegar a resposta de que a raiz quadrada de 12 está entre 3,46 e 3,47.

Confira essa atividade completa no Plano de aula - Raiz quadrada e o uso da calculadora

Potência

Utilize o celular no modo de calculadora científica. Para fazer cálculos de potenciação, digite o número da base, a tecla "xy” ou "Yx”e o número do expoente. Por exemplo, para calcular "25” digite 2, "xy” e 5. Note que aparecerá um parênteses aberto em frente ao 5, sendo necessário apertar a tecla “( )” para fechá-lo (em alguns modelos de calculadora também é possível apagar o primeiro parêntesis). O mostrador exibirá 2^(5). Aperte o sinal de “=” para obter o resultado

Para aprofundar os estudos em potenciação e aproveitar a calculadora como ferramenta pedagógica, oriente que os alunos realizem contas nas seguintes condições: números inteiros positivos, negativos, decimal maior que 1, decimal menor que -1, decimal entre 0 e 1 e decimal entre -1 e zero elevados ao quadrado, ao cubo e à 4ª potência. Eles deverão anotar os resultados e compará-los. Junto ao professor, a turma deverá indicar quais foram as regularidades encontradas.

Veja o Plano de aula - Potenciação no Conjunto dos Racionais


Logaritmo

Na calculadora científica, procure pela tecla “log”. Para calcular o valor do logaritmo de base 10 digite  “log” e o número do qual deseja-se saber o logaritmo (em algumas calculadoras, primeiro digita-se o número e depois a tecla “log”), na sequência, clique em “=” e o resultado será dado. Por exemplo, para calcular log 2 49 = x   

2x = 49

log 2 x = log 39

  1. log 2 = log 37  

Para encontrar log 2: digite  “log”, “2”, “=). log 2= 0,3010

Para encontrar log 49 = digite “log”, “49”, “=”. log 49= 1,6901 

temos x. 0,3010 = 1,6901

x = 5,6149

Trigonometria

É comum que livros didáticos apresentem uma tabela com os valores do seno, cosseno e tangente dos ângulos mais usados em processos matemáticos. Além disso, o professor responsável pela disciplina também explicará as fórmulas para chegar a esses valores. Entretanto, o cálculo pode ser bastante maçante e demorado, uma vez que frequentemente apresenta números decimais e irracionais. Para otimizar o processo, oriente os alunos a realizar a conta na calculadora científica.

Para obter a tangente de um ângulo de 30º, pressione a tecla “tan”, o número 30, “()” para fechar o parêntesis que foi aberto automaticamente e o sinal de “=”. O resultado exibido será 0,5773502692 . Faça o mesmo processo pressionando a tecla “sin” para seno e “cos” para cosseno. Em algumas calculadoras, primeiro pressiona-se a tecla referente a operação desejada e depois o valor do ângulo (verifique qual o modo correto da sua calculadora realizando a conta com um ângulo cujo resultado você já conheça). 

Também é possível realizar a operação inversa, isto é, encontrar o ângulo correspondente ao valor da razão trigonométrica. Para isso, clique em “SIN–1”, “COS–1” E “TAN–1”, que correspondem a seno, cosseno e tangente, respectivamente. Com essas teclas, será possível, por exemplo, descobrir com facilidade quais os ângulos agudos de um triângulo retângulo.

Mais sobre esse tema