Para usar com os alunos

Um passo a passo para criar um espaço de discussão literária na escola

Confira uma sugestão de atividade para aproximar a turma da literatura produzida por mulheres

Alunas da professora Laura Guimarães fazem roda na biblioteca da escola para debater Meu livro de cordel, de Cora Coralina. Foto: Rogerio Pallata/Nova Escola

Na Zona Sul de São Paulo, a EMEF Antenor Nascentes é a Academia Estudantil de Letras (AEL) Heloisa Pires Lima. Semanalmente, a turma com alunos do 4º ao 9º ano da professora Laura Guimarães reúne-se para ler e discutir literatura.

O projeto acontece em duas frentes: o trabalho com os amigos literários (que você conheceu neste outro texto que faz parte desta caixa) e os encontros semanais com leituras coletivas e discussões.

Individualmente e fora do horário dos encontros, os alunos aprofundam-se nos estudos e na leitura dos seus amigos literários. Eles têm uma pasta que preenchem durante o ano com informações que pesquisam sobre autor escolhido e um diário de leitura, onde fazem o registro das leituras realizadas. Não se trata de um formato fixo com perguntas que a serem respondidas, mas de um registro mais livre do que os estudantes sentem, das dificuldades que tiveram para ler, da percepção que têm dos personagens. É um espaço para refletir. Esses registros são compartilhados no início do encontro da AEL. 

Quer entender como funciona um encontro da Academia Estudantil de Letras - e, quem sabe, se inspirar para fazer algo parecido aí na sua escola? Confira abaixo o passo a passo:

Indicado para: Ensino Fundamental

PASSO A PASSO

1. Prepare-se: É importante o professor reservar um tempo antes do encontro para planejar a leitura que será proposta. Laura conta que ela está atenta no dia a dia para buscar textos ou levar assuntos atuais para discutir com os alunos. Isso, claro, sem perder de vista outros autores que precisam ser trabalhados (nesta caixa, você encontra orientações sobre como escolher essas obras levando em consideração a diversidade). Para se preparar, pense em questões ou passagens que gostaria de focar e chamar atenção dos alunos. No entanto, é preciso estar aberto à possibilidade de que a conversa tome outro rumo a partir das colocações dos aluno - e está tudo bem caso isso aconteça!

2. Peça que compartilhem seu diário de leitura: Antes de começar a atividade principal do encontro, pergunte se alguém gostaria de dividir seu diário de leitura. Como dissemos acima, não se trata de um roteiro de perguntas que precisam responder, mas um espaço para que os alunos façam apontamentos das leitura que fazem - seja para o amigo literário ou não. Então, neste momento inicial, os alunos levam para o grupo as experiências literárias que têm fora da escola.  

Professora Laura escolhe um texto para ler e discutir com a turma. Foto: Rogerio Pallata/Nova Escola

3. Forme uma roda: Esse é o momento da leitura coletiva, em que será escolhido um capítulo de livro, um conto, um poema ou outro tipo de texto escolhido. Também é possível variar a dinâmica, propondo uma leitura dramática ou um jogo. 

4. Converse sobre o que leram: Não é necessário focar em uma análise estrutural do texto, mas conversar sobre a história. A professora Laura, por exemplo, pergunta para os alunos o que eles acharam daquilo que foi lido, o que lembram a partir daquela leitura, o que mais marcou. 

Alunos conversam sobre as questões levantadas pela professora, com base no texto trabalhado. Foto: Rogerio Pallata/Nova Escola

5. Questione: A partir das falas dos alunos, instigue-os a pensar sobre a leitura, sobre a história, que levem a narrativa para suas vidas de forma a que entendam as relações que é possível traçar ou os aspectos que são diferentes. O professor também pode voltar para o texto e focar em uma passagem importante que passou despercebida, que eles percebam elementos importantes para entender aquela obra, uma marca do autor, uma fala importante e uma descrição do personagem, entre outros. Confira aqui como é possível conduzir esse momento e as perguntas que podem orientar.

Mais sobre esse tema