Para usar com seus alunos

Sugestão de atividade: permafrost e mudanças climáticas

Confira o passo a passo para levar a discussão para turmas de 8º ano

Processo de formação do permafrost. Ilustração: Erika Onodera/NOVA ESCOLA.

Além de entender a relação estreita entre as mudanças climáticas e o derretimento do permafrost, é fundamental que o aluno também compreenda como ele pode atuar para reduzir o impacto ambiental da ação humana no planeta. Estimular esse protagonismo é um dos objetivos da proposta de atividade abaixo, idealizada pela educadora Eloísa de Souza Carvalho e aplicada e adaptada pelo professor de Ciências Lucas Spider Leny, na EE Vila do Lago, localizada em Tarumã (SP).

Indicado para: turmas do 8º ano
Duração: 2 aulas de 45 minutos cada
Espaço: sala de aula ou sala de informática
Organização do espaço: dividir turma em grupos de 4 ou 5 alunos
Materiais: Folhas impressas e celulares ou computadores para a pesquisa
Habilidade da BNCC: (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

Ponto de atenção: Antes de aplicar esta atividade, recomenda-se que questões como o aquecimento global, efeito estufa e as consequências das mudanças nos componentes biológicos sobre as populações já tenham sido trabalhadas com os alunos - ou seja, as habilidades: EF07CI13 e EF07CI08, da Base Nacional Comum Curricular.

PASSO A PASSO

1. Organize a sala de aula: Divida a turma em grupos pequenos de 4 a 5 estudantes.

2. Contextualize o que é permafrost: Questione os alunos sobre o termo permafrost. Importante observar se é um tema novo, ou se já há algum entendimento sobre o conceito entre os estudantes.

3. Parta da leitura de reportagens: Exiba na tela do computador ou em folha impressa uma reportagem da BBC com imagens de cabeça de lobo-gigante e de corpo de mamute, que foram descobertas depois de permanecerem milhares de anos congelados. Explique que esses animais foram encontrados em permafrost localizado na Sibéria, na região que fica ao norte da Rússia. Instigue os alunos a refletirem sobre como esses restos mortais podem estar tão bem preservados.

4. Relacione o permafrost e as mudanças climáticas: Na sequência, questione os alunos sobre qual é a relação entre o aquecimento global e o permafrost. Neste momento, a turma pode ou não perceber  a conexão entre os temas. O importante é deixar claro que, sim, há uma conexão entre os dois fenômenos.

5. Oriente a pesquisa: A seguir, os grupos terão 20 minutos para pesquisar respostas para as seguintes perguntas: o que é permafrost? Onde há permafrost? Que seres vivos são conservados nesse tipo de formação? O que está causando o derretimento do gelo do solo? Quais gases o permafrost armazena? Quais as consequências locais e quais as consequências globais desse fenômeno?

Ponto de atenção: Apoie as pesquisas alertando os alunos sobre fontes confiáveis, ou seja, a busca por entidades reconhecidas de ciência,  órgãos oficiais e veículos de comunicação com reputação.

6. Proponha a apresentação dos resultados: Peça aos grupos que, um a um, mostrem o que conseguiram na pesquisa. Analise as respostas e faça conexões que reforcem a relação do permafrost com o aquecimento global.

7. Estimule a ação: pergunte aos alunos quais as soluções possíveis para esse problema. Instigue a menção a soluções em escala mundial, mas também as locais e individuais. Ou seja, além dos governos, quais as ações possíveis nos âmbitos da cidade, da escola e até da própria casa podem diminuir as emissões de gases poluentes.

Sistematize os conhecimentos: Para encerrar e reforçar os aprendizados, retome a pergunta sobre como o aquecimento global está relacionado ao permafrost. Sistematize no quadro tudo o que for levantado pelos alunos ou então peça que cada um registre em um texto o que aprendeu.