Para usar com seus alunos

Um passo a passo para relacionar o coronavírus e a gripe espanhola de 1918

Atividade sugerida pelo professor Jair Ferreira instiga os alunos a refletirem sobre as lições deixadas pela pandemia do século passado

Policiais com máscaras em Seattle em 1918 / Foto: Arquivo Nacional dos EUA

Em todo o noticiário e redes sociais, o assunto é um só: a pandemia de coronavírus. É natural que haja curiosidade e muitas perguntas dos alunos em torno da Covid-19. Esta é uma oportunidade para explorar outras gripes e doenças que atingiram a humanidade e impactaram a história – e o tema pode ser trabalhado em uma proposta a distância.

Uma boa sugestão é propor comparações entre o novo coronavírus e a gripe espanhola de 1918, que matou ao menos 17 milhões de pessoas em todo o mundo no fim da Primeira Guerra Mundial. Confira, abaixo, um passo a passo proposto por Jair Ferreira, professor de História e integrante do time de autores de NOVA ESCOLA. A atividade não presencial é dividida em três etapas:

Indicado para: Turmas de 9º ano
Habilidades da BNCC: (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa
Espaço: On-line
Materiais: Reportagem sobre a gripe espanhola de 1918, gráficos e tabela comparativa das duas pandemias e celular (para gravar áudios e vídeos).

1. Instigue os alunos a refletirem sobre as relações entre o passado e o presente: envie aos alunos o link de uma reportagem (clique aqui para acessar o material) sobre a passeata Fourth Liberty Loan Drive, ocorrida em 28 de setembro de 1918, no estado da Filadélfia (EUA). Peça para que respondam por escrito algumas questões que possam auxiliá-los a estabelecer comparações entre o passado e o presente. Dê um ou dois dias para que os alunos respondam às questões. Em seguida, de forma escrita ou em vídeo, comente as respostas (individualmente ou de forma geral) e compartilhe o feedback com a turma.

Perguntas sugeridas:
- O que foi a passeata Fourth Liberty Loan Drive? E qual foi o objetivo do evento?
- Quais foram as consequências dessa passeata?
- O que foi aprendido a partir do acontecido?
- Quais são os paralelos possíveis de serem traçados entre passado e presente, considerando a gripe espanhola de 1918 e o novo coronavírus? Explique.

A Passeata Fourth Liberty Loan Drive / Foto: Divisão de História e Herança da Marinha dos EUA

2. Oriente a análise de dados: disponibilize um gráfico da pandemia de gripe espanhola de 1918 (acesse aqui) e outro com projeções de contaminação da Covid-19 (acesse aqui ou aqui). Apresente também os dados comparativos da tabela abaixo:

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

Peça aos estudantes que analisem por escrito os dados apresentados.

Perguntas sugeridas:
- O que é mostrado no gráfico de 1918? Quais são as regiões e períodos abordados?
- O que ocorreu com o número de infectados segundo o gráfico de 1918?
- No gráfico da Covid-19, temos duas curvas. O que elas mostram? O que podemos concluir ao compará-las?
- Quais são as semelhanças e diferenças entre as pandemias de 1918 e 2020?

3. Incentive que eles compartilhem seus aprendizados: após analisar diferentes fontes de informações, peça que os alunos desenvolvam um podcast sobre o que aprenderam. Envie aos alunos dicas de como produzi-lo (sugerimos esta matéria de NOVA ESCOLA). Solicite que escrevam um roteiro e acompanhe e auxilie na produção do podcast. Se você ou os alunos não tiverem estrutura, tempo ou condições de fazer algo mais elaborado, que tal uma solução mais simples? Peça primeiro para que escrevam um roteiro. Em seguida, sugira que eles gravem um áudio de WhatsApp narrando o texto escrito como se fossem apresentadores de um programa.

Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!