Para saber ainda mais

Fontes para conhecer e refletir sobre epidemias

Confira 12 indicações, entre livros de história, romances, reportagens e filmes, para pensar sobre os impactos social e individual das doenças

Campo de tratamento da gripe espanhola nos EUA. Foto: National Museum of Health and Medicine

O medo e a insegurança que temos sentido em meio à pandemia do novo coronavírus não têm sido fáceis, não é mesmo? Somos bombardeados diariamente por histórias tristes e atualizações em tempo real de pessoas contaminadas e mortas.

Porém, se surtos de doenças sempre trazem más notícias, eles também permitem à humanidade compreender melhor suas limitações e projetar a superação da crise. Neste momento, é sempre bom lembrar como os seres humanos enfrentaram casos semelhantes no passado e como os artistas refletiram e se expressaram sobre períodos difíceis como o atual. 

Para ajudar você, professor, a buscar referências interessantes, tanto para suas aulas quanto para sua formação, separamos 13 materiais de referência. São livros de história, romances, reportagens e filmes que vão ajudar você a entender melhor o momento que estamos vivendo. Confira as sugestões por categorias:

ROMANCES E CONTOS

Decamerão
Estruturada em cem contos escritos por Giovanni Boccaccio entre 1348 e 1353, é certamente a principal obra literária de referência para entender o período da peste negra na Europa, pois foi escrito no auge da crise. No livro, Bocaccio, considerado uma das principais vozes do Renascimento italiano, traz muitas passagens descrevendo os flagelos da peste, que chamava de “mortífera pestilência”.

Um Diário do Ano da Peste
Autor do clássico Robinson Crusoe, Daniel Defoe traz neste livro uma combinação entre reportagem e ficção para contar em detalhes o surto de peste bubônica em Londres no ano de 1665. O livro traz dados de mortalidade nas paróquias inglesas e muita informação interessante sobre aquele período.

Montanha Mágica
No volumoso clássico do escritor alemão Thomas Mann, o protagonista Hans Castorp visita seu primo que está internado em um sanatório destinado ao tratamento de doenças respiratórias. Ao chegar no local, Castorp descobre sintomas de que está com tuberculose pulmonar, uma das doenças mais devastadoras da Europa entre os séculos 18 e 20.

A Peste
O livro de Albert Camus conta a história de um surto de peste bubônica na cidade de Oran, na Argélia. Traz todos os elementos que marcam uma epidemia: as desinformações, os oportunistas, mas também, aqueles que lutam em defesa da coletividade em um momento de sofrimento. Na época de seu lançamento, foi entendido como uma metáfora dos horrores da Segunda Guerra Mundial.

LIVROS DE HISTÓRIA E BIOLOGIA

1348 – A Peste Negra 
Nesse pequeno livro, o autor, José Martino, descreve com riqueza de detalhes como a peste se espalhou pela Europa no século 14. É ótima referência para professores, pois traz um bom panorama da sociedade europeia e dos motivos que levaram a doença a se alastrar pelo continente.

Doenças e Curas
A pesquisadora e médica Cristina Gurgel detalha quais foram as doenças que mais atingiram as populações indígenas do Brasil em meio à colonização. A pesquisadora mostra como a baixa imunidade dos povos originais que tiveram contato com os europeus e africanos resultou em verdadeira tragédia biológica. Doenças como a varíola mataram milhões de índios que habitavam a América portuguesa.

Armas, Germes e Aço
Vencedor do prêmio Pulitzer de 1998, essa obra de Jared Diamond mostra as razões pelas quais os povos europeus e asiáticos conquistaram e dizimaram nativos da Austrália, África e Américas. O livro revela como a baixa resistência à doença de muitas populações foi fundamental para que fossem subjugadas por conquistadores.

A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918 na "Metrópole do Café" (São Paulo)
Neste livro, o historiador Leandro Carvalho (leia a entrevista com ele aqui) revela como a pandemia de gripe espanhola de 1918 envolveu vários temas atuais, como a quarentena, o isolamento social, a proibição de aglomeração pública e a paralisação das aulas, entre outras medidas de saúde pública para a contenção de doenças.

REPORTAGENS E DOCUMENTÁRIOS

"O Rio é um vasto hospítal"
Sim, você leu certo esta manchete: confira clicando aqui a edição de 15 de outubro de 1918 que conta essa história no jornal Gazeta de Notícias. No aniversário de 100 anos da gripe espanhola, a Agência Senado produziu uma reportagem especial sobre os impactos da doença no Brasil, com rica pesquisa de imagens e várias curiosidades interessantes.

Diários de Tuberculose – Epidemia oculta



Esse documentário produzido pela Fundação Oswaldo Cruz mostra como a tuberculose segue sendo um problema de saúde pública no Brasil. O filme mostra como a doença atingiu uma comunidade carente no Rio de Janeiro, pessoas privadas de liberdade no Recife e em uma aldeia indígena no Amazonas. O material está
disponível clicando neste link no YouTube.

FILMES

Forrest Gump – O contador de histórias
O filme protagonizado por Tom Hanks é ótimo para se entender importantes momentos históricos da segunda metade do século 20. Um dos personagens do filme acaba sendo infectado pela Aids, que começa a se disseminar no início da década de 1980.

Cazuza – O tempo não para
A cinebiografia conta a trajetória do cantor e compositor desde a origem de sua banda (Barão Vermelho) até sua angustiante luta contra a Aids.  Mostra com sensibilidade como o músico continuou a gravar mesmo em meio ao tratamento contra a doença.

Ensaio Sobre a Cegueira
Baseado no romance do escritor português José Saramago, o filme de Fernando Meirelles conta a história de uma epidemia de cegueira, que leva a uma quarentena decretada pelo governo.



Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!

Mais sobre esse tema