Para ampliar as possibilidades

WhatsApp: como organizar um debate virtual

Usar o app para discussões longas pode ser desafiador, mas é possível. Veja algumas estratégias para os momentos de troca de ideias

Google Drive e outros recursos são alternativas para utilizar com os alunos. Ilustração: Caronte Design/Nova Escola

Dentre os aplicativos mais comuns, o WhatsApp vence nos aspectos de agilidade, dinâmica de conversação e acessibilidade. Por outro lado, pode ser mais desafiador engajar em discussões mais complexas. Com todo mundo falando ao mesmo tempo, as mensagens podem se perder, gerar ambiguidades, e fica mais difícil sistematizar o que foi debatido e acompanhar quem disse o quê. “Uma das melhores propriedades do WhatsApp é poder chegar a todos rapidamente e ativá-los, mobilizá-los. Mas para ter profundidade no debate ou decidir algo coletivamente, plataformas mais estruturadas seriam mais adequadas”, pontua Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare.

Veja, abaixo, como promover debates estruturados usando o WhatsApp (e também outras plataformas):

1) Discussão e produção coletiva
No WhatsApp: Ao realizar debates ou propor que os estudantes realizem uma atividade em conjunto, a melhor alternativa é organizá-los em grupos de até três ou quatro pessoas. Assim, é possível conduzir uma discussão por WhatsApp menos bagunçada – seja por mensagem, seja usando o recurso de vídeo. De todo modo, vale pedir que alguém seja responsável por sistematizar as ideias em um arquivo para, depois, compartilhar com o professor.

Alternativa: A plataforma Google Drive permite que várias pessoas editem um documento ao mesmo tempo. Também é possível realizar um chat entre as pessoas que estão on-line sem sair da tela do documento. Para discussões, é possível recorrer aos Hangouts do Google ou ao Microsoft Teams, que possibilitam um número maior de participantes e pode ser usado diretamente do computador.

2) Ganhando profundidade
No WhatsApp: Mensagens muito longas podem ser difíceis de enviar no WhatsApp. Uma alternativa é propor que os estudantes escrevam textos em um arquivo separado e, depois anexem o arquivo na conversa do WhatsApp, para compartilhá-lo com a turma e o professor.

Alternativa: Criando uma lista com os endereços de e-mail da turma, fica fácil manter um histórico, acompanhar a evolução da discussão e sistematizar as ideias. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), como o Google Classroom, seguem sendo a melhor opção. Essa ferramenta permite que o professor crie uma sala de aula virtual e abra um tópico para discussão, que contenha texto, documentos, imagens e outros arquivos para disparar uma conversa. Também permite criar um Formulário para organizar votações e separar as aulas ou debates em pastas específicas.

3) Exercício de concisão
No WhatsApp: É possível apresentar uma tarefa clara e com um pedido objetivo: apresentar um tópico ou problema e pedir que os estudantes respondam em uma única mensagem, com até três ou quatro linhas de texto, por exemplo. Assim, evitam-se as mensagens muito longas e o excesso de notificações.

Alternativa: Os alunos podem ser desafiados a engajar em um debate no Twitter – plataforma que permite publicar mensagens com, no máximo 240 caracteres. Para isso, é possível usar a dinâmica do TweetChat: a turma define uma hashtag que deve ser usada em todas as mensagens durante determinada discussão, assim todos podem facilmente localizar os tweets uns dos outros.

Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!