Para aprender com a prática

Como produzir áudios e trabalhar com podcasts

Com um pouco de imaginação e trabalho, é possível transformar os áudios do WhatsApp em minipodcasts

Adepto dos podcasts, o professor Olavo Vitorino dá dicas de como trabalhar áudios com os alunos. Ilustração: Caronte Design/Nova Escola

O podcast é uma das mídias em alta no momento — segundo uma pesquisa da plataforma Deezer, o consumo de programas de áudio cresceu 67% em 2019 — e traz oportunidades educativas. Um dos adeptos do formato é o professor Olavo Vitorino, que leciona para o Ensino Fundamental 2 de uma escola da rede privada de Natal (RN) e criou o podcast Geografia em Rede, em que esclarece dúvidas de seus estudantes e traz mais informações e curiosidades a partir do que foi trabalhado em sala. “O áudio é muito didático, simples e direto. Por meio dele podemos fazer breves explicações e temos a rapidez de poder compartilhá-lo pelo WhatsApp”, diz o educador.

Para os estudantes, produzir o próprio podcast é uma oportunidade de incentivar produções autorais, e de experimentar outra linguagem. “Eles vão trabalhar a articulação e a desinibição, também vão aprender a expor uma ideia e argumentar, desenvolvendo o pensamento crítico”, explica Olavo Vitorino. Para compartilhá-los no WhatsApp, é importante também que se atentem à duração: ao elaborar programas de até 5 minutos, eles também precisam exercitar a capacidade de síntese e a objetividade.

Já em relação aos formatos, as opções são as mais variadas. É possível, por exemplo, organizar um podcast narrativo de ficção, uma entrevista com alguém ou apenas uma apresentação de um tema feita pelo narrador. Em todos os casos, é importante prestar atenção aos elementos do gênero: a formalidade/informalidade do apresentador, as modulações na voz, os efeitos sonoros, a música de fundo e assim por diante.

“O professor também pode sugerir um tema ou fazer uma pergunta, e cada um dos alunos tem que te responder ou abordar por um viés. Depois, eles compartilham seu trecho no grupo e o professor pode compilar todos em um único áudio, e esse material fica disponível para os estudantes estudarem a matéria”, sugere o educador.

Para criar e editar um podcast
Para começar, peça que os alunos planejem o roteiro escrito do programa. Mesmo que ele não sirva para ler frase a frase, é útil para orientar a ordem dos tópicos a serem abordados, para que o episódio tenha começo, meio e fim. “Para o formato de podcast é interessante partir de uma pergunta, como ‘de que maneira aconteceu o processo de industrialização no Brasil?’, e ir trazendo as informações, entrevistas e curiosidades”, recomenda Olavo Vitorino.

Depois, para editar, solte a criatividade para inserir trilhas de áudio e outros recursos sonoros que envolvam os ouvintes. Para auxiliar, confira este tutorial para edição de áudio no programa Audacity, que é gratuito e pode ser usado no computador. Trilhas de fundo podem ser baixadas gratuitamente da Biblioteca de Áudio do YouTube.

Quando estiverem prontos, os estudantes podem compartilhar por WhatsApp – para a turma e também para a família e amigos de fora da escola. Se quiserem ir além, também é possível disponibilizá-lo para download por meio do aplicativo Castbox.

Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!