Para saber ainda mais

Como turbinar as mensagens do WhatsApp

Vídeos, imagens e áudios podem ser explorados ainda melhor com o uso de outras ferramentas

Conheça recursos para celular e computador capazes de aprimorar suas mensagens. Ilustração: Caronte Design/Nova Escola

O WhatsApp possibilita que você elabore e compartilhe conteúdos por meio da sua plataforma. Diretamente no celular, por exemplo, é possível tirar uma foto, gravar um vídeo ou um áudio. Outra possibilidade é produzir conteúdos nesses formatos e utilizar a plataforma para compartilhá-los. Veja, abaixo, sugestões de como incrementar os conteúdos que serão enviados por essa plataforma.

Explorando as narrativas audiovisuais

Quando podem ser úteis: Gravando e editando vídeos, os estudantes podem aprimorar a construção da narrativa e ampliar as possibilidades criativas para, por exemplo, contar como estão, mostrar sua rotina, sugerir atividades físicas para os colegas e também gravar uma pequena apresentação de uma pesquisa ou explicar como resolveram um exercício. As crianças podem, ainda, simular um quadro jornalístico apresentando notícias ou explicando um assunto.
Plataformas para capturar e/ou editar: InShot e TikTok (celular) e Movavi (computador)

O incrível mundo dos áudios

Quando podem ser úteis: Mais simples de trabalhar do que os vídeos, os áudios podem servir para contar histórias, declamar um poema ou outras narrativas, com a possibilidade de inserir músicas, entrevistas com familiares e outros efeitos sonoros que tornem o conteúdo mais interessante.
Sugestões de plataformas: Audacity (computador) e WavePad (celular)

Imagens além das fotos

Quando podem ser úteis: Editando fotografias ou produzindo imagens digitais, os estudantes têm a possibilidade de criar memes, campanhas e desenhos envolvendo determinado conteúdo. Também podem fazer fotografias com intervenções de textos e filtros ou elaborar ilustrações diretamente no celular, usando plataformas digitais.
Sugestões de plataformas: Befunky e Autodesk SketchBook (computador), Adobe Photoshop Express, Adobe Photoshop Sketch, TikTok e Instagram (celular)

Gráficos

Quando podem ser úteis: Com base em dados e estatísticas que estão circulando pelos noticiários, as crianças podem praticar analisar e elaborar gráficos digitais.
Sugestões de plataforma: Canva (computador e celular)

Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!