Para usar com seus alunos

7 dicas para praticar o Inglês com mensagens de texto

Usando o app, é possível aprimorar as habilidades de fala, escuta, leitura e escrita em Língua Estrangeira

Trocar mensagens no app estimula o uso real do idioma. Ilustração: Caronte Design/Nova Escola

Não é só no Brasil que o envio de mensagens é popular. Por todo o mundo, WhatsApp, iMessage, Telegram e outros aplicativos são usados para conversas casuais. Por isso, explorar o texting – ação de enviar mensagens de texto pelo celular – é uma boa oportunidade de ensinar o uso da Língua Inglesa. "O WhatsApp também é uma forma mais real de praticar o idioma, porque ele faz parte da vida cotidiana dos estudantes, não é algo presente só na sala de aula”, avalia Patrícia Vergara, do Time de Autores dos planos de aula NOVA ESCOLA.

Mas para garantir a melhor experiência pedagógica, alguns cuidados se fazem necessários. Um deles é lembrar os estudantes de que o aplicativo geralmente é utilizado para conversas cotidianas, e que, portanto, usa-se uma variante mais informal do idioma. Também vale tranquilizá-los em relação a esse formato de aula, sobretudo os alunos que se sentem inseguros para pronunciar ou escrever em outro idioma. “Antes da aula, mande uma mensagem de áudio para conversar com os jovens, estabelecer uma ponte emocional e criar um ambiente seguro para aprendizagem”, recomenda Raquel Ribeiro, professora de Inglês e consultora de tecnologias educacionais para educadores.

E para planejar atividades com os estudantes, que podem ser feitas em uma mesma aula ou em momentos diferentes, as professoras têm algumas sugestões. Os exercícios propostos podem ser adaptados de acordo com o nível da turma, pedindo, por exemplo, só palavras soltas ou frases mais completas, e também vale combinar diferentes meios para responder, como só por texto, por áudio, ou ambos. Veja, abaixo, algumas dicas de atividades para propor aos estudantes.

7 SUGESTÕES PARA UMA AULA DE INGLÊS POR WHATSAPP

1. Hello, class. No dia e horário combinados para a aula de Inglês por WhatsApp, comece apresentando ao grupo de estudantes as atividades propostas para o dia e combine como eles devem responder aos exercícios.

2. Para aquecer. Peça que cada um deles responda como está e conte um pouco do que fez nos últimos dias. Esta etapa é importante não só para que eles treinem diálogos corriqueiros, mas também para manter os vínculos a distância.

3. Brinque com as imagens. Peça que as crianças escolham um emoji ou um GIF e descrevam a palavra ou a ação que eles representam.

4. Decifrando as abreviações. Envie no grupo algumas siglas comumente usadas em inglês, como LOL (laughing out loud). Em seguida, os estudantes devem criar uma pequena frase usando essas abreviações.

5. Treine a pronúncia. Estimule que os estudantes gravem uma mensagem de áudio com a frase criada no exercício anterior. Responda os áudios corrigindo a pronúncia se for necessário.

6. Use vídeos. Com base em um vídeo curto, como uma animação ou um clipe de música, elabore três perguntas. Elas podem ser objetivas, como a cor de uma roupa, ou mais interpretativas, sobre o que eles entenderam da história. Envie o vídeo para o grupo e peça que eles assistam e respondam às questões.

7. Para ir além. Também pode ser interessante fazer uma videochamada rápida com cada um dos estudantes para treinar a pronúncia em uma conversa real. Estruture um roteiro com duas ou três perguntas para fazer a eles de acordo com o nível da turma.

Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!