Para usar com as famílias

7 dicas para ajudar a organizar a rotina das crianças

Especialistas sugerem alguns pontos essenciais que podem ser tratados nas conversas entre a escola e a família durante o período de distanciamento social

Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Nas creches e escolas há horários para entrar, fazer atividade em grupo, comer, ouvir histórias, brincar no parquinho, ir embora… Com isso, as famílias também precisam organizar seus horários para arrumar as crianças, levá-las e buscá-las. Mas e quando a escola não faz mais parte da rotina diária? Com o isolamento social, a rotina de boa parte do mundo virou de cabeça para baixo. 

Isso não é bom nem para as crianças, que podem ficar muito ociosas, nem para os pais, que em muitos casos estão trabalhando em casa. Reunimos abaixo dicas de como ajudar as famílias a organizarem a rotina. As orientações foram sugeridas por Clarissa Pereira, coordenadora pedagógica do Colégio Apoio, em Recife (PE), Roberta Rocha Borges, professora do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, Camila Bon, consultora pedagógica mentora dos Planos de Atividade NOVA ESCOLA, e Roberta Tavares Lopez, psicóloga clínica e educacional.

1. Ouça a criança
O primeiro passo é encarar a criança como uma parceira de atividades. Ela não pode ser só mandada, mas deve construir a rotina junto com a família. Quando isso é feita em parceria, os pequenos se tornam responsáveis pelas escolhas que fizeram, entendem melhor seus porquês e podem ser cobrados caso não cumpram com o que eles mesmos concordaram.

2. Foco em hábitos saudáveis
A rotina em casa não precisa reproduzir estritamente a da instituição de ensino. Entretanto, a ausência de qualquer organização não é saudáveis para ninguém, principalmente para quem está em fase de crescimento e formação. Estabeleça horários regulares, que podem ser flexibilizados conforme a necessidade, mas não ao ponto de que a rotina saia totalmente do controle.

3. Cada família, uma realidade diferente
Em cada lar, há momentos negociáveis e outros, não. Então, se para uma família é muito importante que todos tomem o café da manhã juntos, o horário de levantar da cama e o de se reunir à mesa deve receber uma atenção especial. Todos precisam conversar sobre o que pode ou não ser flexibilizado neste período de isolamento.

4. Construam um mural com recursos visuais
Com todos os moradores da casa, separem cartolina, papéis, lápis e canetas coloridas, cola, tesoura e figuras para montar um mural da família. É importante que a criança visualize não só as suas tarefas, mas o que as outras pessoas estarão fazendo no mesmo período. Ilustre as atividades com colagens e desenhos. Também é indicado utilizar cores, por exemplo: quadrado vermelho significa que a mãe está trabalhando e não pode ser interrompida (nesta caixa, você encontra um modelo para enviar às famílias).

5. Invistam em atividades variadas
Brincar de faz-de-conta, ouvir música, ter contato com livros de literatura, pintar são momentos que devem ser garantidos na rotina. Além dos momentos de estudo e lazer, é importante definir tarefas simples que possam ser realizadas pela criança, como dobrar as próprias roupas e guardar os brinquedos.  

6. Combinado é combinado
É essencial que os acordos sejam cumpridos, principalmente aqueles que envolvem mais de uma pessoa. Quebrar acordos pode causar uma grande confusão na cabeça da criança. Caso precise desmarcar algo, é preciso explicar a situação e se desculpar pelo imprevisto. E lembre-se: a rotina existe para organizar as atividades possíveis, não as impossíveis. 

7. Revise a rotina
A situação de isolamento social é atípica e todos ainda estão aprendendo a lidar com suas novas rotinas. Quando há crianças envolvidas, surgem mais detalhes e variáveis a serem levados em consideração. Por isso, muito provavelmente, nem tudo dará certo logo na primeira tentativa. A família precisa estar aberta a realizar revisões e mudanças. Conversem regularmente sobre a experiência e parabenize a criança quando ela cumprir com os combinados.

Mais sobre esse tema