Para enviar às famílias

Para baixar: modelo de mural para registrar a rotina

O arquivo, que pode ser enviado por WhatsApp, traz exemplos e orientações para as famílias

Para criar uma agenda da rotina é possível incluir as crianças - inclusive quanto mais se envolverem, mais familiarizados com ela. Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

As instituições de ensino organizam uma agenda para estruturar a rotina. Em casa, ela pode ser mais flexível, mas não pode deixar de existir. E não são só as crianças que devem seguir um cronograma de atividades. Como elas dependem dos pais e se inspiram neles - e eles também precisam de tempo para trabalhar - é essencial que toda a família se organize. Você, professor, pode ajudar nisso.

“É importante que todas as atividades exercitem a autonomia infantil e proporcionem que a criança adquira essa independência”, diz Camila Bon, consultora pedagógica e mentora dos Planos de Atividade NOVA ESCOLA. “O legal da rotina é organizá-la em família. Sente com o seu filho e faça isso com ele. A criança pode decidir coisas, não só ser mandada”, completa.  

Não é recomendado estabelecer esses acordos de modo apenas oral. Um mural onde estejam descritas todas as atividades é a melhor opção. Aconselhe que a família toda se reúna para discutir quais atividades cada um precisa e quer realizar. Os adultos podem separar cartolinas ou papel craft, canetas, lápis coloridos e figuras para colagem. Quanto mais as crianças se envolverem na construção do mural, mais elas estarão familiarizadas com ele. 

Quando os pequenos ainda não são alfabetizadas, como é o caso dos que estão na Educação Infantil, é importante investir na comunicação visual para registrar a rotina. Eles podem desenhar ou fazer a colagem de uma figura que represente cada momento, como o café da manhã, a leitura de uma história com os pais e brincadeiras com bola, por exemplo. É interessante que as crianças também tenham acesso ao cronograma dos pais. Assim, saberão quando eles estiverem trabalhando e não puderem ser interrompidos. 

Para ajudar você a instruir as famílias nessa tarefa, NOVA ESCOLA preparou um modelo de tabela. Você pode fazer o download do arquivo, clicando no botão abaixo, e enviar às famílias por WhatsApp. A ideia é que ele sirva de referência para a construção do mural.

BAIXE O ARQUIVO

Mais sobre esse tema