Atividades diárias 1: momentos de cuidado, saúde e bem-estar
Veja quais orientações podem ser dadas à família para garantir que as crianças exercitem a autonomia ao comer, tomar banho e se vestir
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o cuidado, o reconhecimento e a progressiva independência no cuidado do próprio corpo fazem parte dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil. “Na escola, não se dissocia o cuidar do educar. Educação diz respeito ao cuidado, à formação e ao aprendizado”, comenta Roberta Rocha Borges, professora do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp.
As bases teóricas e a própria prática diária escolar, que envolve um número maior de crianças do que de educadores, faz com que a autonomia seja construída gradativamente. Em casa, mesmo que alguém possa ficar disponível em tempo integral para a criança, a família tem o papel de ampliar essa autonomia. Camila Bon, consultora pedagógica e mentora dos Planos de Atividade NOVA ESCOLA, recomenda: “Os pais têm que pensar: quem é o meu filho? O que ele consegue ou não fazer sozinho? Em que ele precisa de ajuda? O que precisa só que eu monitore? O que eu preciso fazer por ele?”.
Confira abaixo dicas que podem ser oferecidas às famílias de como conduzir alguns momentos de cuidado com bebês e crianças. Lembre-se que elas podem variar muito conforme as preferências e nível de desenvolvimento da criança:
MOMENTO: dormir
- O que é preciso garantir: sugira a definição de um horário de sono adequado, levando em consideração as necessidades de cada idade. Lembre a família de que crianças também têm a necessidade de um período de soneca durante a tarde. Por isso, é bom evitar que alimentos pesados ou com muito açúcar sejam ingeridos antes da hora do sono.
- O que os adultos devem fazer: ler uma história de literatura é uma excelente forma de passar mais tempo com os pequenos e ajudá-los a pegar no sono. Diga que os pequenos podem escolher se preferem dormir com a luz acesa ou apagada e se precisam ficar ao lado do adulto até que adormeçam. É possível, também, fazer acordos: “Hoje a mamãe vai dormir com você, mas vamos experimentar fazer isso com a luz apagada pela primeira vez?”.
MOMENTO: banho
- O que é preciso garantir: é necessário se certificar de que a temperatura da água está adequada, que a criança não se tranque sozinha no banheiro e que não ingira produtos, como cosméticos ou medicamentos. Esse é um momento essencial para que ela conheça e aprenda a cuidar do próprio corpo.
- O que os adultos devem fazer: no caso de bebês, é de vital importância que o cuidador acompanhe todos os momentos do banho com cuidado, converse com ele e nomeie cada parte do corpo: “Agora vamos lavar os seus pés”. Crianças bem pequenas podem tomar banho enquanto brincam com um boneco e o responsável diz, por exemplo: “Vou lavar o seu cabelo e você lava o cabelo da boneca também”. Já crianças pequenas podem começar a experimentar tomar banho sozinhas enquanto um responsável apenas observa.
MOMENTO: alimentação
- O que é preciso garantir: o ideal é que a família escolha alimentos saudáveis e converse com as crianças sobre isso (você pode encontrar mais informações sobre isso na caixa Para ficar fortinho: é hora de falar sobre alimentação). Ao aprender a se relacionar com a comida, elas aprendem a cuidar de si e do meio ambiente. Os cuidados na cozinha, principalmente quando o fogão está ligado, devem ser redobrados.
- O que os adultos devem fazer: se for possível, eles podem preparar algumas refeições na frente do bebê e nomear os alimentos, como uma papinha de banana, por exemplo. Já as crianças podem ser convidadas para ajudar a decorar a mesa, escolher o cardápio e até mesmo ajudar na preparação de algumas receitas simples.
MOMENTO: escovar os dentes
- O que é preciso garantir: o mais importante é separar o material necessário (gaze e água de limpeza bucal, no caso de bebês, escovas pequenas e macias, pasta de dente adequada para crianças).
- O que os adultos devem fazer: recomenda-se que os pais deixem que elas escovem os dentes sozinhas, observando, dando instruções e ajudando quando necessário. Vale a pena, ainda, conversar sobre a importância da escovação e em que momentos deve ser realizada.
MOMENTO: Vestir-se
- O que é preciso garantir: roupas limpas para que a criança entenda a importância do cuidado pessoal. Peças organizadas em armários de fácil acesso.
- O que os adultos devem fazer: uma boa atitude é aproveitar para explicar que há peças diferentes para cada ocasião: ir à escola, brincar, ficar em casa, ir à uma festa. Aconselhe o familiar a perguntar qual roupa a criança gostaria de vestir e a incentivá-la realizar tarefas simples, como tirar o próprio short e dobrar uma camiseta para guardar na gaveta. Mostre onde a família coloca as roupas sujas e que elas serão lavadas.
Mais sobre esse tema