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Brincadeira de criança, como é bom!
Convide pais, tios, avós e quem mais estiver em casa para a deliciosa tarefa de brincar com os pequenos. E confira uma lista com 12 sugestões
Brincar é uma ótima forma de unir adultos e crianças em momentos muito prazerosos, que ajudam a descontrair um pouco em meio ao estresse causado pela pandemia e pelo isolamento social. Além disso, é fundamental garantir que as crianças possam continuar brincando (consigo mesmas, com o outro, com objetos e com o ambiente), mesmo longe da escola. Brincar é um direito da infância, estipulado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEl) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que as interações e a brincadeira aparecem como eixos estruturantes das práticas pedagógicas.
É brincando que os pequenos aprendem, se expressam, interagem e se fazem presentes no mundo. "A melhor forma de manter crianças sendo crianças neste momento difícil, de dores e perdas, é permitir que possam brincar. É alento para elas, que estão confinadas em casa, afastadas da rotina escolar, ao mesmo tempo que revela como estão percebendo o que está acontecendo à sua volta", explica Vládia Pires supervisora pedagógica de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Campina Grande (PB). É papel da escola ajudar, ensinar, fazer a família brincar, desfrutar desse momento. "Não tem motivo para sobrecarregar as crianças com atividades dirigidas na Educação Infantil. Espaços e tempos livres para brincar são necessários e devem ter prioridade", afirma Karina Rizek, coordenadora pedagógica da Avante Educação e Mobilização Social e formadora da Escola de Educadores.
Confira, abaixo, 12 brincadeiras que você pode sugerir que adultos façam com os pequenos durante a quarentena.
Vamos brincar juntos!
Confira 12 sugestões de brincadeiras para adultos e crianças realizarem juntos em casa. Todas são possíveis com poucos recursos e podem ser adaptadas de acordo com as necessidades e a idade dos participantes.
- Amarelinha. Desenhe o diagrama no chão com fita adesiva, giz ou carvão. Além de brincar, aproveite para contar quais eram suas brincadeiras favoritas na infância.
- A canoa virou. Coloque a criança sentada em uma das laterais de um lençol, cobertor ou toalha de banho e peça a ela que segure firme nas bordas do tecido. Fique em pé, na outra ponta, e erga o tecido para formar uma canoa, sacudindo de um lado para o outro. Arrastando o pano suavemente, cante e ensine-a cantar a música A Canoa Virou.
- Riscantes. Explore com a criança quais são os objetos riscantes que podem ser encontrados pela casa, como giz, carvão e até mesmo um pedaço de beterraba. Explorem, também, as diferentes superfícies que podem ser riscadas.
- Bola ao cesto. Coloque uma caixa grande ou um balde no centro de um dos cômodos da casa. Posicionem-se ao redor e distantes dele. Arremessem uma bola (que pode ser feita com um par de meias ou papel), tentando acertá-la dentro da caixa. Criem regras para o jogo: só é válido jogar com uma das mãos, com as duas, por baixo de uma das pernas, com os olhos fechados etc.
- Piscininha de cacarecos. Ofereça uma bacia com um pouco de água, peneiras e alguns potes plásticos, garrafas PET e outros objetos. Brinquem livremente com os materiais e a água, enquanto conversam sobre as cores, o que está cheio ou vazio, qual é maior ou menor, qual boia ou afunda.
- Bateria caseira. Reúna potes e panelas e experimente os sons que eles produzem ao bater neles com as palmas das mãos, as pontas dos dedos e objetos diversos, como uma colher de pau ou de metal.
- A cabaninha. Colocando lençóis ao redor de uma mesa até que toquem o chão ou usando o apoio de cadeiras, montem uma cabana e usem o interior para brincar de faz de conta, conversar e ler e contar histórias.
- Luz e sombra. Utilize um objeto para projetar sua sombra no chão, aproveitando a luz do sol ou de uma lanterna. Em seguida, convide a criança a contornar a sombra desse objeto no chão ou no papel.
- Espelho, espelho meu! Separe objetos como chapéu, óculos, roupas, escovas, lenços e outros, para que a criança brinque de vesti-los e experimentá-los em frente ao espelho. Também vale, depois de vestida, criar personagens e histórias para eles.
- Objetos misteriosos. Organize uma caixa ou um saco plástico preto que permita à criança colocar a mão dentro sem ver o conteúdo. Peça que tente adivinhar, por meio do tato, o que está ali.
- Palquinho. Coloque a música favorita da criança e dancem pelo espaço, explorando diferentes movimentos e apoios.
- Hora do banho. Enquanto você banha a criança, ofereça uma boneca para que ela brinque de dar banho também. Vá nomeando as áreas do corpo que vão sendo lavadas. Aos poucos, incentive-a a banhar-se com mais autonomia.
Fonte: Documento "Interações Brincantes", da Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande (PB).
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