Apoio:

Para você acompanhar

Confira aqui o Webinar “Engajando as famílias na educação remota”

Entenda as estratégias e cuidados para engajar de fato as famílias na aprendizagem dos pequenos

Neste curso gratuito, trouxemos dicas de como se comunicar com clareza e de forma acolhedora com os familiares das crianças e propostas de atividades para serem feitas em casa. Ilustração: Estúdio Kiwi
Neste curso gratuito, trouxemos dicas de como se comunicar com clareza e de forma acolhedora com os familiares das crianças e propostas de atividades para serem feitas em casa. Ilustração: Estúdio Kiwi

O isolamento social devido à pandemia de Covid-19 fez com que o ensino se tornasse remoto, o que exige que professores reforcem a comunicação com as famílias para orientá-las. No curso “Diálogo com as famílias na pandemia: estratégias para engajá-las”, promovido por NOVA ESCOLA e Google.org, especialistas deram dicas de como realizar esse trabalho.

Confira aqui os principais pontos discutidos:

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento

A especialista Ana Teresa Gavião recomenda que os educadores conversem com os familiares sobre a necessidade de manter um ambiente e atividades em que as crianças possam: participar, explorar, conhecer-se, expressar-se, conviver e brincar. Confira mais detalhes na Base Nacional Comum Curricular.

Contato com as famílias

Escute as dúvidas, os anseios e as dificuldades das famílias com o intuito de compreender seus diferentes pontos de vista e acolhê-las. A professora Vládia Pires recomenda que para estabelecer uma boa comunicação, a escola invista em contato telefônico, e-mails e comunicação via redes sociais, como WhatsApp, Instagram e Facebook.

Restrições: as especialistas também comentaram sobre a necessidade de estabelecer horários e algumas restrições para não sobrecarregar as crianças, as famílias e os professores. Utilize o WhatsApp Business para restringir os horários em que receberá mensagens.

Valorização dos espaços da casa

Incentive as famílias a potencializarem o ambiente da casa para continuar promovendo aprendizagens ao aproveitar situações simples do cotidiano. Confira o infográfico "A casa como lugar de aprendizagem" disponível no Nova Escola Box. 

Planejando boas atividades para serem feitas em casa

Os planos de aula e de atividades de Nova Escola estão sendo adaptados para uso de remoto. Confira aqui os planos com sugestões para usar a distância! 

Planos sugeridos durante o webinar:
“Organizando a refeição”
: uma atividade simples, pensada para o contexto doméstico e que proporciona muitos ganhos para as crianças. Confira! 

“Atividade - Brincadeiras com diferentes elementos da natureza”: incentive as famílias a brincarem com as crianças em ambientes abertos e a explorarem elementos de origem natural.

Materiais complementares disponibilizados pelas nossas convidadas

Sugestão de vivência elaborada pela Secretária Municipal de Educação de Campina Grande para crianças da Educação Infantil

Interações brincantes com as famílias elaborada pela Secretária Municipal de Educação de Campina Grande para crianças da Educação Infantil

Clique aqui e faça o download dos slides da apresentação do webinário “Diálogo com as famílias na pandemia: estratégias para engajá-las”.

Mais sobre esse tema