Para colocar em prática

Ensino remoto: banco de ideias para atividades com nome próprio

Reunimos práticas que circulam pelo ambiente escolar e adaptamos para usar com a sua turma a distância

Fotografia de professoras preparando atividades sobre nome próprio.
As professoras da CEMEI Curió, em Itatiba (SP), Jusiara Bernardes (à esquerda), Luciana Vendramim e Cleide Monticelli (à direita) mostram algumas das atividades do banco de ideias sobre nome próprio. Foto: Lana Pinho/NOVA ESCOLA

O nome próprio possui a função social de identificar as pessoas, dar identidade e criar senso de pertencimento. Alfabetizar com nome próprio proporciona boas reflexões e aprendizagens para os pequenos no que se refere à aproximação e construção do sistema de escrita. Mesmo no ensino remoto é possível trabalhar este objeto realizando adaptações de acordo com o meio a ser utilizado, digital ou não. 

No banco de ideias sobre nome próprio do Nova Escola Box (clique no botão abaixo para fazer o download do documento), reunimos sugestões de práticas deste tema que circulam pelos espaços escolares e que podem ser adaptadas para se realizar em casa, com o apoio da família por meio de orientações pontuais que partem de tutoriais ou textos escritos de forma detalhada, possibilitando que as crianças evoluam em suas hipóteses de escrita. 

São propostas que podem ser trabalhadas com crianças pequenas e algumas destas (como a roda de conversa, por exemplo), adaptadas para crianças bem pequenas. O documento que você vai baixar é um banco de ideias que pode ser consultado para inspirar o seu planejamento com nome próprio. Além das indicações gerais sobre as atividades, apresentamos também o que você precisa garantir para o sucesso das propostas e quais são os objetivos da BNCC que se relacionam com as sugestões apresentadas. Para saber mais sobre o trabalho com nome próprio, confira a reportagem “A importância de trabalhar nome próprio na Educação Infantil” clicando aqui.

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