Para colocar em prática

Ensino presencial: sugestões de atividades usando nome próprio

Confira sugestões e orientações para te ajudar a diversificar o trabalho com o tema na Educação Infantil

Fotografia de várias atividades feita pelos alunos com a temática nome próprio.
Materiais como alfabeto móvel, cartões de chamada e jogos podem ajudar na alfabetização com nome próprio. Foto: Lana Pinho/NOVA ESCOLA

Carregado de significados e interpretações, o nome próprio também é fonte de boas reflexões e aprendizagens para os pequenos no que se refere à construção da escrita. Visando apoiar este trabalho na escola, reunimos uma série de sugestões de práticas deste tema que circulam pelos espaços escolares e que podem ser trabalhadas com crianças pequenas (e algumas adaptadas para crianças bem pequenas). 

O documento que você encontra para download é um banco de ideias que pode ser consultado para inspirar o seu planejamento com nome próprio. Além das indicações gerais sobre as atividades, apresentamos também o que você precisa garantir para o sucesso das propostas e quais são os objetivos da BNCC que se relacionam com as sugestões apresentadas. Para saber mais sobre o trabalho com nome próprio, confira a reportagem “A importância de trabalhar nome próprio na Educação Infantil” clicando aqui.

BAIXAR BANCO DE IDEIAS

Mais sobre esse tema