Para aprender sobre a prática

Por que trabalhar contagem na Educação Infantil?

As crianças já convivem com os números no dia a dia, mas precisam de um trabalho intencional do professor para irem cada vez mais longe

Na Educação Infantil, as primeiras aprendizagens na área da Matemática são a contagem e a compreensão da sequência numérica. Foto: Ricardo Lima/NOVA ESCOLA 

O universo da Matemática não é novidade para as crianças. Desde pequenas elas têm contato com números (idade, preços, datas etc.), medidas (quando brincam de colocar areia no pote, por exemplo), quantidades (ao dividirem, de doces a materiais para brincar) e noções de espaço e tempo. Sendo curiosas por natureza, as crianças querem saber mais sobre o assunto. Elas observam, perguntam e levantam hipóteses sobre tudo. Assim, inserir intencionalmente situações nas quais elas possam experimentar e investigar conceitos matemáticos na Educação Infantil é uma maneira de dar sentido a esses questionamentos. 

É também cumprir um dos principais objetivos da escola, que é o de “ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar”. A definição está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que indica o conjunto de habilidades e conhecimentos essenciais que todos os alunos do país devem desenvolver ao longo da Educação Básica, que tem início na Educação Infantil. 

“Para além do contexto legal, a Matemática tem uma função social no cotidiano de todos, inclusive no das crianças”, afirma Evandro Tortora, doutor em Educação para a Ciência pela Unicamp, professor de Educação Infantil na rede municipal de Campinas (SP) e colunista de NOVA ESCOLA. Isso implica necessidade de ter acesso a conhecimentos que permitam interpretar as informações que as rodeiam. Quando a criança vai, por exemplo, dividir um pedaço de bolo com o irmão e deve definir quem fica com o pedaço maior. Saber o que é maior e o que é menor vai ajudá-la a fazer uma escolha. O mesmo vale para a noção de quantidade na hora de distribuir os lápis entre os colegas para desenhar. 

Se, como dito acima, cabe à escola ampliar e consolidar as aprendizagens das crianças, o papel do professor é também o de identificar os saberes prévios delas e planejar situações que desafiem esses conhecimentos. Promover o trabalho com conceitos matemáticos não significa, porém, antecipar a aprendizagem de conteúdos do Ensino Fundamental. É preciso respeitar a maneira como as crianças aprendem, que é pela brincadeira e pelas interações. Nessa fase, a ideia é, além de dar sentido ao aprendizado, criar uma relação positiva com a Matemática. “Experimentar vivências divertidas com os números vai ajudar quando, no Ensino Fundamental, for preciso sistematizar os conhecimentos”, diz Ana Flavia Araújo, professora na CEI Carlos Drummond Andrade, em Campinas.

Recitar e contar

Entre as primeiras aprendizagens que as crianças desenvolvem no campo da Matemática estão recitar a sequência numérica e contar. Gradualmente, a contagem vai ganhando sofisticação – na maneira de registrar (de desenhos e rabiscos para algarismos, por exemplo) e na compreensão da lógica do sistema numérico e de suas regularidades. O professor deve fazer um trabalho sistemático e intencional para alavancar esse avanço.

Além de aproveitar situações cotidianas, como a hora da chamada ou da distribuição de materiais, o docente pode criar brincadeiras e atividades com o objetivo específico de trabalhar contagem. As práticas de Ana Flávia e da professora Rosilda Sousa Ramos Wustemberg, da EMEI Pequeno Príncipe, também em Campinas, que você conhece nesta caixa, foram pensadas com esse propósito e podem servir de inspiração para o seu planejamento.

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