Para usar no planejamento

BAIXE A TABELA: pauta de observação para atividades de contagem

O modelo traz perguntas que ajudam a nortear o registro de diversas atividades de contagem; faça o download e adapte-o às suas necessidades

Para registrar o desenvolvimento das crianças durante a atividade é importante organizar as perguntas que guiarão a observação. Crédito: Caronte Design

Estar atento ao que ocorre com as crianças é essencial para o professor refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem. É por meio desse acompanhamento constante que ele pode reajustar a prática e planejar intervenções subsequentes. 

Nesse trabalho de registrar o desenvolvimento da turma, um dos principais instrumentos é a pauta de observação. Ela funciona como um roteiro para nortear os pontos que o docente deseja aprofundar o olhar e exige, portanto, planejamento antecipado. É necessário elaborar perguntas mais abrangentes, que não possam ser respondidas apenas com sim ou não, uma vez que o objetivo é evidenciar a diversidade de estratégias utilizadas pelas crianças na situação proposta. A pauta pode ser utilizada para anotar observações de todo o grupo, de pequenos grupos ou individuais. 

A seguir, você confere um modelo de pauta de observação com exemplos de perguntas relacionadas à atividade de confecção de colar. Você pode adaptá-lo para outras brincadeiras e atividades. 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

Mais sobre esse tema